Dá um Gosto ao ADN

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Festival O Sol da Caparica regressa hoje

Festival “mesmo para todos”está de volta até 19 de Agosto

O festival O Sol da Caparica, evento “mesmo para todos”, “marcado pela diversidade”, regressa ao parque urbano da Costa da Caparica, em Almada, entre 16 e 19 de Agosto, para a 5.ª edição. Este ano, o cartaz, “marcado pela diversidade, percorre a distância considerável entre o fado e o rock, a kizomba e o r&b, a canção de recorte clássico e o hip-hop”, fazendo deste um festival “mesmo para todos”, de acordo com a organização. O cartaz completo foi anunciado numa conferência de imprensa que decorreu num veleiro no rio Tejo, ao largo de Almada. No primeiro dia destaca-se o nome do veterano Jorge Palma. Nesse dia irão atuar também Filipe Catto, Carminho, Silva Linda Martini, Peste & Sida, Anselmo Ralph, Virgul, Calema, Paus e Deejay Kamala.
Festival foi apresentado no Rio Tejo 

Dia 17 será a vez de Frankie Chavez, “um dos expoentes do rock nacional”, as “lendas” UHF e GNR, Miguel Araújo, Djodje, Moullinex e uma “embaixada do ‘hip-hop nacional'”, composta por Piruka, Jimmy P, Bispo, Deau e os Wet Bed Gang.
O terceiro dia fica reservado aos Expensive Soul, Amor Electro, Sara Tavares, Rodrigo Leão, Ana Bacalhau, João Gil, Carolina Deslandes, Via, April Ivy, a Orquestra Bamba Social com Tiago e os DJ Rich & Mendes. Este dia inclui ainda uma homenagem à cantora Cesária Évora, que morreu em 2001, considerada o “expoente máximo” da música cabo-verdiana. Lucibela, Lura, Nancy Vieira, Élida Almeida ou Teófilo Chantre darão voz aos maiores clássicos da cantora africana.
O último dia, 19 de Agosto, será dedicado às crianças. O cartaz desse dia inclui os espetáculos “As Canções da Maria”, de Maria Vasconcelos, Rita Guerra a interpretar músicas dos filmes da Disney, e a estreia de “O Gato Pintor”, projeto que junta Manuel Paulo e João Monge. Além disso, nesse dia haverá exibição de filmes, oficinas de percussão e construção de marionetas de papel, um parque de insufláveis e exposições.
Este ano, a organização vai aproveitar uma nova estrutura permanente do parque urbano da Costa da Caparica, o Anfiteatro, que irá acolher espetáculos nos quatro dias do festival.
Nos primeiros três dias, sempre às 17h30, será dada “voz aos poetas”, com o Poetry Ensemble, projeto satélite da Lisbon Poetry Orchestra. Por este palco irão passar ainda Monstra, Tim Tim por Tum Tum, Trio de Percussão, Drumming, Mimos e PorBatuka.

Cinema e dança também entram no Festival 
Este ano, o cinema de animação continua a marcar presença n’O Sol com A Monstra (Festival de Animação de Lisboa) que traz ao festival mais de 200 filmes de 46 países.
Também a poesia está em palco neste festival, com o programa Debaixo da Língua, que acompanha O Sol da Caparica desde a primeira edição.
A dança faz também parte d’O Sol da Caparica, com um palco exclusivamente dedicado a esta arte.
Este é um "festival para todos, um palco para seguirmos as carreiras dos nossos artistas", afirmou Inês de Medeiros, presidente da Câmara de Almada, reiterando a importância d’O Sol da Caparica como marca cultural, promotora do turismo, do desenvolvimento económico e da "Costa todo o Ano".
Em 2018, vive-se a quinta edição d’O Sol da Caparica, onde já passaram 192 artistas, entre nomes emergentes, consagrados e veteranos.
Poesia ao vivo, conversas com artistas e espetáculos é o que podemos esperar deste programa.
Inês Medeiros, destaca a importância da relação entre O Sol da Caparica e a língua portuguesa, afirmando que o festival é, cada vez mais, uma marca cultural reconhecida.
O bilhete diário para o festival tem o preço de 17 euros e os passes 37 euros. As crianças, até aos 6 anos de idade, têm entrada gratuita e, com idade superior, o custo do bilhete é dois euros. Existe ainda o passe familiar que dá entrada a 2 adultos e 2 filhos (menores de 18 anos), em que o preço é 123 euros.
A edição de 2017 de O Sol da Caparica decorreu de 10 a 13 de Agosto, no parque urbano da Costa de Caparica. De acordo com a organização, passaram pelo festival no ano passado 65 mil pessoas.

Agência de Notícias com Lusa

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010