Festas da Moita começam esta sexta-feira

Vila em festa para celebrar a fé, o rio e a tauromaquia 

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem estão de volta à vila da Moita, de 7 a 16 de Setembro. A animação será garantida durante dez dias, com um programa preenchido com as habituais Largadas de Toiros, a Tarde do Fogareiro, a Noite do Fragateiro, a Procissão em Honra da Padroeira, a Feira Comercial e Industrial, a Feira Taurina, o Desfile Moita em Festa, os espetáculos musicais – onde se destaca os concertos de Anjos, Sara Leite e seus convidados, Matias Damásio, Carminho, Toy, Blasted Mechanism, Barbara Bandeira, Diego Miranda e Fernando Daniel - e muito mais. A Festa mantêm os dez dias de celebração e a “qualidade de sempre”.
Festas já foram apresentadas 

Já é conhecido o programa completo das Festas em Honra de Nossa Srª da Boa Viagem, na Moita, que, este ano, vão decorrer, entre 7 e 16 de setembro. A apresentação pública realizou-se em ambiente festivo, na noite de 25 de agosto, no Largo Conde Ferreira, e contou com a participação da sempre animada Charanga do Huga Huga da Banda Musical do Rosário e da Banda do Zé Bacalhau, com uma largada de toiros e um baile com o grupo “Pão com Manteiga”. As intervenções estiveram a cargo do presidente da Câmara Municipal, Rui Garcia, do presidente da Junta de Freguesia da Moita, João Miguel, do Reverendo Padre Sílvio Couto e da Comissão de Festas, representada por João Gregório.
As tradicionais Festas em Honra de Nossa Srª da Boa Viagem representam o que de mais genuíno as suas gentes têm para oferecer: a hospitalidade, a religiosidade, as tradições ligadas ao rio e à festa brava. Entre 7 e 16 de Setembro, "estas festas populares prometem, como sempre, um programa intenso e diversificado num misto de animação, emoção e tradição", explica a Câmara da Moita.
Anjos, Sara Leite e seus convidados, Box Band & The Funk Project, Matias Damásio, Carminho, Toy, Blasted Mechanism, Barbara Bandeira, Diego Miranda e Fernando Daniel são alguns dos nomes que vão subir ao palco da Marginal. Mas as Festas da Moita oferecem mais dois palcos, com espetáculos diários: um na Praça da República e outro no Largo Conde Ferreira, este mais vocacionado para os bailes populares.
Todos os concertos são ao ar livre e com entrada gratuita.

Religião e Festa Brava 
As celebrações religiosas centram-se no primeiro domingo da festa, dia 9 de Setembro. São milhares as pessoas que assistem à imponente procissão em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, seguida da bênção das embarcações típicas do Tejo. A procissão, que irá percorrer as principais artérias da vila da Moita, tem início às 18 horas e vai ser acompanhada pela Charanga a Cavalo da GNR, Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Moita, Banda Filarmónica de Muge, Banda Musical do Rosário e Banda Filarmónica da Moita.
As largadas de touros, na Avenida Dr. Teófilo Braga estão já marcadas para os dias 7, 10 e 14 de Setembro, à uma da madrugada, nos dias 10, 11, 12, 13, 14 e 16, às 10 horas, e no dia 15, às 17 horas.
Ainda na vertente do convívio popular, destaca-se a Tarde do Fogareiro, no dia 14 de Setembro, a partir da uma da tarde.
"Após a largada de touros, as gentes da Moita transformam a principal avenida da vila num local único de animação e convívio: os fogareiros, espalhados um pouco por todo o lado, acendem-se; as entremeadas, os couratos e as bifanas começam a assar-se e os amigos vão chegando, enchendo a Av. Dr. Teófilo Braga", explica a autarquia.
Pela tarde fora, não vai faltar animação de rua, com muita música para dançar o “Huga Huga” em grupo, com a Charanga do Rosário, com o Grupo de Bombos de Santa Maria de Jazente, de Amarante, e também com o já tradicional “Fogareiro Elétrico” com a música de Nélio Pinto.

Maior feira taurina de Portugal 
O empresário Rafael Vilhais, anunciou os cartéis que compõem a Feira Taurina 2018 a ter lugar na Praça de Toiros “Daniel do Nascimento” na Moita nos dias 11 a 14 de Setembro.
Uma corrida mista, uma novilhada, duas corridas de toiros à portuguesa, uma delas concurso de ganadarias e com uma alternativa – Verónica Cabaço – compõem o certame onde o toiro-toiro, com idade, peso e trapio, são uma garantia.

No rio
O rio Tejo é outro dos palcos privilegiados para a promoção de diferentes iniciativas. A tradicional Regata em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, com barcos típicos do Tejo, está marcada para o dia 8 de Setembro, às 14h30.
A tarde de quinta-feira, dia 12 de Setembro, vai também ser dedicada ao rio, com mais uma edição do “Cais Vivo”, a partir das 15 horas, que inclui o desfile de embarcações típicas do Tejo e passeios de barcos, no Cais da Moita, para todos os que queiram participar.
De 7 a 16 de Setembro, realiza-se também a FECI – Feira Comercial e Industrial, já na sua 25ª edição, no Pavilhão Municipal de Exposições, na Moita.
Muitas outras iniciativas completam os 10 dias das Festas da Moita. O programa completo está disponível na pagina oficial do município da Moita.

Agência de Notícias com Câmara da Moita

Comentários