Escuteiros limpam praia dos Corvos no Seixal

"O desperdício nos oceanos é um grande problema para todos" 

A Praia dos Corvos, no Seixal, está mais limpa, desde que recebeu, no inicio deste mês a iniciativa “Mares Circulares”, que pretende limpar o areal que separa a baía do Tejo do Sapal de Corroios. A acção, contou com a participação de cerca de 200 escuteiros marítimos e vários voluntários, sob orientação da Fundação Ecomar. A presidente da Fundação, Thereza Zabell Lucas, considerou a iniciativa, “muito positiva”, afirmando que esta foi a “mais participada” que teve até agora. “Com 220 voluntários e a excelente ajuda dos escuteiros marítimos, este foi um precioso contributo para o bom trabalho de recolha e de sensibilização ambiental realizados”, disse a responsável. 
Praia fluvial foi limpa por voluntários 


Com a orientação da Fundação Ecomar e o apoio de duzentos escuteiros presentes no Acampamento Nacional de Escuteiros Marítimos, a decorrer na Base Naval do Alfeite, na sexta-feira, dia 3 de Agosto foi limpa uma parte da extensa língua de areia branca que separa a baía do Tejo do Sapal de Corroios, uma área localizada no município do Seixal rica em ornitologia.
Foram recolhidos 368 quilos de resíduos que seguirão para tratamento e reciclagem selectiva e dez quilos de plástico com o qual são feitas garrafas, frascos e embalagens que, em conjunto com as restantes embalagens de plástico recolhidas nas outras intervenções, serão transformados e reintroduzidos na cadeia de valor da Coca-Cola, promovendo uma economia circular.
A Praia da Ponta dos Corvos, foi a primeira a receber esta iniciativa em Portugal. A escolha da praia deveu-se sobretudo aos escuteiros. “Queríamos fazer uma ação com escuteiros marítimos e como estes se encontravam no Acampamento Nacional de Escuteiros Marítimos, a decorrer na Base Naval do Alfeite, tentámos procurar um pedaço de costa que precisasse de ser limpo, relativamente perto dessa base”, reconhece Thereza Zabell Lucas. Admite ainda que a Praia da Ponta dos Corvos é um “sitio impressionante”, mas que tinha “grande necessidades de limpeza, que graças a iniciativas como estas podem mudar o seu estado”.
Para além desta, mais seis praias portuguesas e uma reserva marinha na Ilha de São Miguel, nos Açores, vão ter a mesma oportunidade de limpar os seus areais. A próxima será a Praia do Aterro, Matosinhos, em Outubro.
“Mares Circulares” é uma iniciativa que pretende não só limpar muitos quilómetros de costa entre Portugal e Espanha, como também contribuir para uma mudança de mentalidades e para a criação de soluções ambientalmente sustentáveis para o problema do lixo marinho.
Ao todo serão 80 praias e ambientes aquáticos, que neste verão, irão tornar-se mais amigos do ambiente. Serão cerca de 270 quilómetros de costa da Península Ibérica, que ficará mais limpa graças à iniciativa que a Fundação Coca-Cola e a Coca-Cola European Partner  – que tem fábrica em Azeitão, concelho de Setúbal -, em colaboração com instituições e associações locais, autarquias, clubes de vela, ONG´s e fundações estão a realizar. Contando, também, com a constituição de bancos de voluntários e a participação de barcos de pescas, de 12 portos ibéricos, nas operações de limpeza no mar.
Thereza Zabell Lucas, relembra a criação deste projecto, explicando que “a fundação Ecomar trabalha à quase 20 anos com o objectivo de devolver à sociedade uma pequena parte do que recebeu desta, ensinando, especialmente às crianças, como proteger e respeitar o meio ambiente marinho”. Tendo começado, há três anos, a colaborar com Portugal para realizar este tipo de iniciativas.

"Só é possível consciencializando as novas gerações" 
“Mares Circulares” insere-se no programa “Avançamos”, uma estratégia de sustentabilidade que a empresa tem em curso até 2025. Os objetivos são melhorar o meio ambiente numa lógica de economia circular e de sensibilização para a cidadania. Acabando por chamar à atenção para a importância da reciclagem e correcta gestão de resíduos.
Márcio Cruz, Director de Relações Externas e Comunicação da Coca-Cola European Partners em Portugal, relembra o compromisso que têm com o programa “Avançamos”, sendo este o de “recolher 100 por cento das embalagens dos nossos produtos para que nenhuma termine como resíduo, especialmente nos oceanos”.
A presidente da Ecomar defende que este tipo de iniciativas são fundamentais uma vez que “actualmente o desperdício nos oceanos é um grande problema para todos, por isso queremos contribuir com a nossa parte. A única maneira de reverter isso é, além de colectar o lixo, é fechar a torneira do que chega aos oceanos, e isso só é possível consciencializando as novas gerações”
Além desta iniciativa, vão ainda decorrer várias acções de sensibilização que vão ensinar a separar e gerir resíduos e será promovido, pela Coca-Cola, um concurso, com o prémio de cinco mil euros, para premiar a ideia mais inovadores sobre lixo marinho.
Mares Circulares é, por isso, "um projeto global que pretende contribuir para uma mudança de mentalidade que permita criar soluções ambientalmente sustentáveis para o problema do lixo marinho, numa sociedade constituída por cidadãos mais informados e responsáveis", diz a organização do evento.

Agência de Notícias 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários