Barreiro lança concurso para instalar iluminação LED

Município vai poupar 50 mil euros por ano na iluminação pública 

O município do Barreiro vai lançar um concurso público para a substituição de 10.865 lâmpadas de mercúrio por iluminação LED, o que vai permitir uma poupança energética anual de cerca de 50 mil euros, informa a autarquia. "Com a instalação de iluminação LED a Câmara do Barreiro poupará meio milhão de euros em 12 anos. Anda à volta de uma poupança de 50 mil euros por ano, face àquilo que é o consumo médio do município nos últimos dois anos", disse o vereador do Planeamento, Gestão Territorial e Equipamento, Rui Braga. 

Barreiro substitui iluminação pública 

Segundo o autarca, será lançado em breve o concurso público de investimento privado para Empresas de Serviços de Energia, com "um valor estimado de 3,5 milhões de euros".
O município fará um contrato com a empresa de energia vencedora do concurso que "pode variar entre os seis e os 12 anos".
A instalação de iluminação LED "garante à partida 60 por cento de poupança face aos consumos atuais" e, desse valor, o município pagará 90 por cento à emprega de energia, o que representa "uma poupança de 10 por cento para a autarquia" nos custos com a iluminação pública, explicou Rui Braga.
Para o vereador, além da poupança de energia e das razões ambientais, esta iniciativa vai "dar um sentimento de qualidade de vida aos barreirenses e também de mais segurança", até porque o concelho ainda tinha "lâmpadas de mercúrio que a lei já nem permite instalar".
Será instalado um sistema de telegestão que permite "um controlo mais eficiente das falhas de energia no espaço público".
A conclusão do concurso público está prevista para o final do ano, assim como a fase inicial de instalação das luzes LED.
"Nós gostávamos muito de dar uma prenda de Natal aos barreirenses. Se o concurso correr bem, é possível que em novembro ou dezembro estejamos a instalar parte da iluminação LED e é para isso que estamos a correr, mas o prazo de instalação é de 12 meses depois de concessionarmos a obra", sublinhou o vereador do Planeamento, Gestão Territorial e Equipamento.

Agência de Notícias com Lusa

Comentários