Tradição pesqueira vive Novo Círio em Setúbal

Festas do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida até 15 de Julho

Um cortejo marítimo de barcos engalanados de regresso a Setúbal representa o ponto alto do programa das Festas do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida, tradição popular da comunidade piscatória setubalense que decorre entre os dias 10 e 15 de Julho. O programa, organizado por uma comissão de festa com a União das Freguesias de Setúbal, com diversos apoios, incluindo a Câmara Municipal, recuperou nos últimos anos os círios marítimos de barcos de pesca engalanados que marcavam as festividades. O círio marítimo, um dos momentos altos do programa das festas, está agendado para o dia 14, com saída às 13h30 da Doca dos Pescadores para a Praia do Creiro. Os círios marítimos são barcos de pesca engalados que marcavam as festividades há mais de quatro décadas, tradição que, entretanto, caiu em desuso.
Tradições voltam esta semana a unir  setubalenses  


As festas incluem um tríduo em honra de Nossa Senhora da Arrábida, dias 10, 11 e 12, às 18h30, com missa seguida de recitação de Ofício de Vésperas na Igreja da Anunciada.
No dia 13, igualmente na igreja, há nova missa, de sufrágio, às 18h30, a que se segue, às 21h00, uma procissão de velas, com saída da Capela do Carmo.
O círio marítimo em honra de Nossa Senhora da Arrábida decorre no dia 14, após concentração, às 13h30, na Igreja de Nossa Senhora da Anunciada, e procissão em direção à Doca dos Pescadores, de onde as embarcações partem.
O desfile fluvial tem passagens pelo Nicho de Nossa Senhora do Cais e pelo Hospital do Outão. Após a chegada à Praia do Creiro, há cortejo automóvel para o Convento da Arrábida, lanche comunitário e quermesse.
Em Setúbal, no último dia, 15 de Julho, às 8h30, os festeiros que entretanto regressaram à cidade e outros concentram-se junto do Largo da Palmeira, na Fonte Nova, para transporte em autocarro para o Convento da Arrábida.
Uma hora depois, realizam uma romagem ao Senhor dos Aflitos, após o que se celebra uma missa, às 11h30, seguida de procissão e almoço-convívio.
O regresso a Setúbal, em cortejo automóvel, está agendado para as 15h30, a partir do Convento da Arrábida.

Agência de Notícias com Câmara de  Setúbal 

Comentários