Dá um Gosto ao ADN

terça-feira, 10 de julho de 2018

Tradição pesqueira vive Novo Círio em Setúbal

Festas do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida até 15 de Julho

Um cortejo marítimo de barcos engalanados de regresso a Setúbal representa o ponto alto do programa das Festas do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida, tradição popular da comunidade piscatória setubalense que decorre entre os dias 10 e 15 de Julho. O programa, organizado por uma comissão de festa com a União das Freguesias de Setúbal, com diversos apoios, incluindo a Câmara Municipal, recuperou nos últimos anos os círios marítimos de barcos de pesca engalanados que marcavam as festividades. O círio marítimo, um dos momentos altos do programa das festas, está agendado para o dia 14, com saída às 13h30 da Doca dos Pescadores para a Praia do Creiro. Os círios marítimos são barcos de pesca engalados que marcavam as festividades há mais de quatro décadas, tradição que, entretanto, caiu em desuso.
Tradições voltam esta semana a unir  setubalenses  


As festas incluem um tríduo em honra de Nossa Senhora da Arrábida, dias 10, 11 e 12, às 18h30, com missa seguida de recitação de Ofício de Vésperas na Igreja da Anunciada.
No dia 13, igualmente na igreja, há nova missa, de sufrágio, às 18h30, a que se segue, às 21h00, uma procissão de velas, com saída da Capela do Carmo.
O círio marítimo em honra de Nossa Senhora da Arrábida decorre no dia 14, após concentração, às 13h30, na Igreja de Nossa Senhora da Anunciada, e procissão em direção à Doca dos Pescadores, de onde as embarcações partem.
O desfile fluvial tem passagens pelo Nicho de Nossa Senhora do Cais e pelo Hospital do Outão. Após a chegada à Praia do Creiro, há cortejo automóvel para o Convento da Arrábida, lanche comunitário e quermesse.
Em Setúbal, no último dia, 15 de Julho, às 8h30, os festeiros que entretanto regressaram à cidade e outros concentram-se junto do Largo da Palmeira, na Fonte Nova, para transporte em autocarro para o Convento da Arrábida.
Uma hora depois, realizam uma romagem ao Senhor dos Aflitos, após o que se celebra uma missa, às 11h30, seguida de procissão e almoço-convívio.
O regresso a Setúbal, em cortejo automóvel, está agendado para as 15h30, a partir do Convento da Arrábida.

Agência de Notícias com Câmara de  Setúbal 

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010