Tasquinhas animam Sines para atrair turistas

17 tasquinhas para animar o verão na frente marítima da cidade 

O passeio marítimo de Sines, no litoral alentejano, recebe, a partir de sábado, o certame gastronómico "Tasquinhas Sines", que pretende promover os produtos locais, sobretudo do mar, e atrair turistas, segundo o presidente do município. “Pretendemos atrair à cidade cada vez mais turismo e a intenção é a de que os visitantes tenham contacto com os produtos locais, sendo a gastronomia o grande mote para este evento, aliada à beleza da nossa baía, que atrai alguns milhares de pessoas”, explicou Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara de Sines, no distrito de Setúbal. As Tasquinhas de Sines" conta também com participação musical de Toy, Trio Odemira e Tiago Bettencourt.
Tasquinhas de Sines anima cidade a partir de sábado 

O evento, promovido pelo município, vai na 23.ª edição e tem como palco a Avenida Vasco da Gama, organizada em “dois espaços cobertos”, onde são instaladas 17 tasquinhas, na maioria asseguradas por coletividades locais e restauração.
Saladas do mar, carapaus alimados, arroz de polvo, cavalas e carapaus de escabeche, cachupa, pastel de milho, muamba de galinha, taça de pão com caril de legumes, asinhas à Índia, fígado à alentejana e javali são algumas das sugestões apresentadas, até ao dia 5 de Agosto.
Também não deverá faltar o ensopado de polvo, sopa de cação, caril de caranguejo, choco frito, sardinhas e lapas grelhadas e o marisco da costa alentejana.
A organização promove igualmente um concurso gastronómico que desafia os expositores a confecionarem o melhor prato de cada edição das Tasquinhas e este ano a escolha recai na “feijoada com produtos do mar de Sines”.
O autarca de Sines prevê investir cerca de 100 mil euros na organização do festival. "É um investimento significativo, uma vez que suportamos grande parte dos custos e as receitas são relativamente reduzidas e provêm do aluguer dos espaços, mas acima de tudo é visto como um investimento e não um custo para a organização", sublinhou.
Em termos musicais, o programa inclui concertos de Toy, no domingo, Trio Odemira (dia 30 deste mês) e Tiago Bettencourt (5 de Agosto). Também conta com animação musical e ‘sunsets’ diários, bem como um desfile de marchas populares (4 de Agosto).
“Procuramos reforçar a animação do evento com artistas conhecidos e grupos da região para atrair ainda mais pessoas ao certame e, este ano, além da gastronomia, procuramos ter no espaço atividades para os mais pequenos para tentar diversificar a oferta durante as três semanas em que decorre o evento”, acrescentou o autarca
Entre os dias 25 e 28 deste mês, as Tasquinhas apoiam o Festival Músicas do Mundo.

Agência de Notícias com Lusa

Comentários