Setúbal em festa nas Escarpas de Santos Nicolau

Festanima convida cidade para dez dias de festa popular

Gastronomia, música, bailes e um espetáculo de fogo de artifício animam a décima sexta edição da Festanima, que se realiza a partir desta sexta-feira e termina a 15 de Julho, nas Escarpas de Santos Nicolau, em Setúbal. O certame, organizado pela Associação de Festas Populares de São Sebastião, com os apoios da Junta de Freguesia de São Sebastião e da Câmara de Setúbal, proporciona dez dias de animação, num local com vista privilegiada para observação do Sado e da cidade, em que a gastronomia assume particular destaque. O movimento associativo local explora tasquinhas nas quais é possível degustar petiscos como carnes grelhadas no carvão, enchidos, choco frito e mariscos diversificados, bem como áreas expositivas com pintura, nomeadamente ao vivo, artesanato e flores.
Escarpas de Santos Nicolau em festa a partir desta sexta-feira 

A 16.ª Festanima, a funcionar a partir das 18 horas, com encerramento à meia-noite de domingo a quinta-feira e à uma da madrugada às sextas e sábados, conta com uma sessão solene de abertura, esta sexta-feira 6, às 20 horas, na sede do Grupo Desportivo Os Amarelos.
Após os discursos, os convidados seguem até ao centro da festa num cortejo acompanhado pela Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense e pela marcha do Bairro Santos Nicolau.
A primeira noite inclui uma atuação de Ricardo Savedra, às 21h30, a que se segue, às 23 horas, um baile com João Carlos.
No cartaz dos espetáculos que animam todas as noites consta, no dia 7, música com Carlos Montenegro, às 21h30, e baile com João Tendeiro, às 23 horas.
No dia seguinte, há uma noite de sevilhanas, às 20 horas,  percussão pelo Grupo Santiago Oludum, às 20h30, e baile com André Patrão, às 21h30.
Zumba, às 20h30, e baile com Star Band, 21h30, estão programados para dia 9, enquanto a 10 o Rancho Infantil do Poceirão sobe ao palco às 20h30 e a noite fecha com baile por Luís Rosa, com início agendado para às 21h30.
O dia 11 reserva uma atuação das Vozes do Fado Rio Azul, em que participam os cantores Susana Martins, Sara Margarida, Ramiro Costa, Maria Caetano, Maria do Céu Freitas, Eugénio Almeida, Inês Pereira, Carla Lança, Joana Lança e Nuno Rocha, acompanhados por Manuel Casalão, na guitarra, e Carlos Pinto, viola.
Um concurso de karaoke abre a noite de dia 12, às 20h30, para depois, às dez da noite, subir ao palco das festas o cantor Toy. O baile, às 23 horas, está a cargo de Alfa Trio.
No dia 13, realiza-se a final a final do concurso de karaoke, às 20h30, que antecede, às 23 horas, um concerto da Banda Contraponto.
Uma atuação de Ana Rita, às 21h30, e um baile com Helder Cardoso, às 23 horas, decorrem a 14 de Julho, enquanto o dia seguinte, de encerramento da 16.ª Festanima, inclui, às 21h30, um concerto de Paulo Ribeiro e, às 24 horas em ponto, um espetáculo de fogo de artifício.

Agência de Notícias com Câmara de  Setúbal 

Comentários