Sesimbra estima retorno de um milhão de euros

Campeonato Europeu de Júniores de Vela juntou 400 atletas 

O Campeonato Europeu de Júniores de Vela, que juntou 400 atletas de 20 países ao longo de dez dias em Sesimbra, terá tido um retorno económico superior a um milhão de euros, estima a organização. O evento, que juntou jovens entre os 16 e os 24 anos num total de cerca de 200 barcos, “é uma forma de promoção de Sesimbra como destino de mar, com excelentes condições para a prática de vela”, sublinha um comunicado da Câmara de Sesimbra, sublinhando que estiveram representados 15 países europeus e cinco países do resto do mundo.
Evento dinamizou a economia local 

“A vida é cheia de memórias e espero que estes jovens e as suas famílias, que os acompanharam, levem as melhores memórias de Sesimbra. Para nós foi um orgulho receber jovens de todo o mundo durante estes dias, que levem Sesimbra no coração e que voltem para treinar vela e para desfrutar do que temos para oferecer, estamos de braços abertos para os receber”, disse Francisco Jesus, presidente da Câmara de Sesimbra,  no comunicado.
“Sesimbra deve promover-se não apenas no conceito de sol e mar, mas também no usufruto para a vela, para a náutica de recreio, para o mergulho, para o qual somos um dos principais spots do país e do mundo, entre outras actividades. Temos uma costa e muito património natural para explorar, de uma forma sustentada, que é o que nós queremos e que faz o posicionamento de Sesimbra”, acrescentou Francisco Jesus.
César Medalha Pratas, director da Vela do Clube Naval de Sesimbra, salientou por sua vez que “receber este campeonato em Sesimbra é sinónimo de que estamos a cumprir a nossa missão na divulgação internacional da excelência das nossas águas para a modalidade, bem como reforça o investimento que temos feito na formação das classes mais jovens e no aumento de adeptos de vela”.
A competição, que se realiza anualmente em diferentes países europeus, foi organizada pelo Clube Naval de Sesimbra, em parceria com a Câmara Municipal de Sesimbra e com o apoio da Federação Portuguesa de Vela, das Classes Internacionais de 420 e 470, da  Administração dos Porto de Setúbal e Sesimbra e da Autoridade Marítima Nacional.

Agência de Notícias 

Comentários