Segurança obriga a corte de árvores na Comenda

Parque da Comenda interdito por dez dias 

A operação de abate de dez árvores em risco de queda numa área da zona de merendas do Parque da Comenda, na Serra da Arrábida, em Setúbal, teve início esta terça-feira. A intervenção a realizar nos próximos dez dias levou à interdição da margem esquerda da ribeira, por razões de segurança, de forma a salvaguardar a integridade de pessoas e bens. Apesar de o trânsito ter fluído normalmente, os trabalhos a desenvolver esta quarta-feira, obrigam a condicionamentos à circulação rodoviária. Entre as nove e as 14 horas, a circulação é feita em regime de alternância no troço da Estrada Nacional 379-1 junto da zona intervencionada. A operação em curso resulta de um diagnóstico realizado na semana passada por técnicos municipais relativamente ao estado vegetativo, sanitário e biomecânico dos eucaliptos localizados naquela zona. 
Parque é muito procurado no verão pelas famílias 

Dez árvores em risco de queda vão ser abatidas no Parque da Comenda, na Serra da Arrábida, numa intervenção que teve  início nesta terça-feira e que inclui ainda a poda de 32 eucaliptos. Durante o período de dez dias em que está previsto decorrer a operação, a zona mais densamente arborizada do Parque da Comenda, na margem esquerda da ribeira, fica interditada, por razões de segurança, de forma a salvaguardar a integridade de pessoas e bens.
Na sequência de um diagnóstico e avaliação realizado na semana passada por técnicos municipais relativamente ao estado vegetativo, sanitário e biomecânico dos eucaliptos localizados naquela zona, foram identificadas dez árvores com sinais de risco elevado de queda.
"A maioria das árvores possui um fungo que provoca a designada podridão 'branca', responsável pela degradação total da madeira e quebra iminente do material lenhoso", diz a autarquia em comunicado.
Nesta avaliação foram, igualmente, identificadas várias situações de raízes enroladas à superfície, tumores no tronco, zonas com podridões extensas, troncos muito inclinados, feridas múltiplas e fissuras verticais.
"Além destes problemas, outras árvores apresentam muitos ramos secos com risco iminente de partirem", sublinha o comunicado.
As árvores em risco de queda foram devidamente sinalizadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros com a colocação de informação no local e com a indicação de um número de telefone, 800 212 216, para prestar esclarecimentos complementares sobre comportamentos de segurança a adotar no Parque da Comenda.
"A complexidade da operação exigida para a regularização da situação obrigou a Câmara Municipal à contratação de meios externos que, a partir de 10 de Julho, procedem ao abate das dez árvores em risco de queda e à poda de outras 32", explica a autarquia.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários