Santiago do Cacém avança com obras em Santo André

Dois milhões para requalificar o Bairro das Flores 

O município de Santiago do Cacém anunciou terem sido já iniciadas as obras de requalificação do espaço público do Bairro das Flores, em Vila Nova de Santo André, construído há mais de 40 anos. O projeto de requalificação global do bairro, num investimento de dois milhões de euros, tem conclusão prevista para o início de 2020 e está integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, que conta com a comparticipação de fundos comunitários. 
Bairro das Flores vai ser requalificado 

"A imagem do bairro vai ser mais amiga dos residentes, porque, além da melhoria do espaço público, vamos dar muito mobilidade às pessoas, as ruas e os passeios vão ser ordenados e, em algumas zonas, vamos duplicar o estacionamento", explicou hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha.
A intervenção, numa área de 155 mil metros quadrados, vai ser dividida em três fases, com a primeira já em curso, tendo em conta as características do bairro, o maior de Vila Nova de Santo André.
"Ao longo dos anos, as pessoas ocuparam algum espaço público, fazendo pequenos jardins que foram mantendo. No projeto, tivemos o cuidado de não colidir com algumas situações e tentámos ir ao encontro dos contributos dados pela população, mas haverá sempre constrangimentos", reconheceu o autarca.
A empreitada prevê a requalificação das áreas de circulação pedonal, com a repavimentação dos passeios, melhoria da mobilidade e maior acessibilidade, a repavimentação de áreas degradadas, reestruturação dos espaços verdes, instalação de mobiliário urbano e a resolução de problemas de drenagem pluvial.
"O bairro tem zonas muito degradadas, aliás parte das ruas nunca teve a camada definitiva de pavimento e a rega ainda é feita de forma manual", explicou, indicando que vão ser criadas zonas de recreio e desportivas em certas bolsas, que "ainda são de terra batida, com muito pó no verão e lama no inverno".
O Bairro das Flores, com mais de 40 anos, é o maior em área de Vila Nova de Santo André, localidade que é o maior aglomerado populacional do concelho de Santiago do Cacém.
Ao abrigo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, a autarquia prevê ainda requalificar os Bairros do Pinhal e dos Serrotes e o Passeio das Barcas, em Vila Nova de Santo André.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários