Ritmos brasileiros aquecem noites da vila de Sesimbra

O maior festival de samba da Europa começa esta quinta-feira 

Para todos aqueles que pensam que o Carnaval é vivido apenas em Fevereiro, Sesimbra prova que no verão português também se samba nas ruas da vila. Nos meses de verão, as escolas de samba e grupos de axé saem à rua para animar as noites da vila de Sesimbra. Considerado um dos momentos mais alegres e coloridos desta época do ano, o Carnaval de Verão realiza-se no dia 28 de Julho, sábado, a partir das 21h30, e percorre a Avenida dos Náufragos até ao Largo da Marinha. O evento atrai todos os anos centenas de visitantes e torna mais animada a estadia dos veraneantes que escolhem Sesimbra para passar férias. A partir desta tarde realiza-se também o festival Mega Samba, o maior evento de samba da Europa, que trás a Sesimbra centenas de escolas de samba. O evento termina no domingo com a apresentação da mega bateria.  
Samba volta a animar as ruas de Sesimbra 

Porque a animação não morre no verão, as escolas de samba e os grupos de axé animam as noites de Sesimbra com um desfile do Carnaval de Verão que é realizado no dia 28 de Julho depois das 21h30 percorrendo a Avenida dos Náufragos até ao Largo da Marinha.
Este evento atri todos os anos milhares de visitantes, tornando a estadia de verão muito mais animada a estadia dos veraneantes que escolhem Sesimbra para passar férias.
Nos dias 26, 27, 28 e 29 de Julho são as baterias que dão espetáculo Mega Samba - Encontro europeu de baterias promovido pela Escola de Samba Bota no Rego com o apoio da Câmara de Sesimbra.
O ponto alto deste evento decorre no domingo quando pelas 16h30 arranca a apresentação da Mega Bateria no Largo da Marinha.
Estes ritmos de folia, samba e Carnaval voltam à vila no dia 11 de Agosto pelas 22 horas com o 15º Tripa Trio.
O festival Mega Samba é um evento organizado pelo Grupo Recreativo Escola de Samba Bota no Rego de Sesimbra, que ocorre habitualmente todos os anos no último fim-de-semana de Julho na maravilhosa vila de Sesimbra.
Localizada a apenas 40 km de Lisboa, a vila piscatória é um dos principais destinos turísticos de Portugal e é reconhecida pelo seu rico património histórico, gastronomia - onde se destaca a qualidade única do seu peixe, suas praias de águas calmas e uma simbiose perfeita entre o mar e o Parque Natural da Arrábida.
A somar a tudo isto, Sesimbra é também hoje conhecida pela sua tradição no samba.
"Com um historial de mais de 40 anos e um acervo de cerca de 200 composições que ao longo dos tempos musicaram os diferentes enredos de diversos carnavais, Sesimbra é hoje um caldeirão rítmico marcado pelo samba carioca das escolas e os ritmos baianos expressados pelos seus blocos de axé", diz a organização do festival.
Para abrir as portas ao mundo, o GRES Bota no Rego "tem promovido ao longo da sua já longa história (desde 1976) diversas iniciativas de exaltação ao samba, promovendo a comunhão entre povos de diferentes culturas, onde o seu festival é a expressão máxima", conta a escola de samba. 

A história do festival 
Neste momento o Mega Samba é já considerado "um dos maiores e mais importantes eventos culturais da Europa e uma referência do género", explica GRES Bota do Rego.
O Mega Samba surgiu da ideia de um elemento da escola de samba que, após ter emigrado para a Suíça, teve a visão de fazer um evento que unisse percussionistas de toda a Europa para se apresentarem em Sesimbra sob a forma de uma mega batucada – a Megabateria. 
"O processo foi evoluindo para outros patamares e o Mega Samba é hoje um festival que se caracteriza pelo seu ecletismo, tendo como objetivos principais o convívio, a partilha de conhecimentos e a amizade entre diversos povos em torno desta cultura universal que é o Samba. Com o propósito inicial de somente reunir percussionistas de diversos países numa Megabateria, o Mega Samba é hoje muito mais que isso, pois une compositores, cantautores, percussionistas, coreógrafos, passistas, casais de Mestre-sala e Porta-bandeira além de outros representantes de escolas de samba de diversas partes do globo", revela a Bota do Rego.
Tendo como “palco” a beleza da baía de Sesimbra, o festival oferece um programa rico, variado e muito dinâmico. Durante o evento são ministrados vários workshops, palestras de percussão, samba no pé, composição, harmonia, dança de salão (gafieira), entre outros. O festival tem contado sempre com uma equipa de monitores com vasta experiência, pedagogicamente preparados para diferentes níveis de aprendizagem, o que faz com que o evento proporcione uma harmoniosa aquisição de conhecimentos.
Existem ainda diversos shows no decorrer dos quatro dias do evento, ensaios da Megabateria e no último dia do evento uma atuação conjunta da Megabateria com todos os participantes sambistas e passistas.

Programa
26 a 29 JUL | qui a dom
MEGA SAMBA
Encontro Europeu de Baterias
Vila de Sesimbra
Org.: GRES Bota no Rego | Apoio: CM Sesimbra

28 JUL | sáb | 21.30h
CARNAVAL DE VERÃO
Desfile das Escolas de Samba e Grupos de Axé
Avenida dos Náufragos e Largo da Marinha, Sesimbra

11 AGO | sáb | 22h
TRIO ELÉTRICO
Tripa Trio
15ª edição
Avenida 25 de Abril e Avenida dos Náufragos, Sesimbra

Comentários