Peixes mortos em "quantidade significativa" em Alcochete

Autarquia revela surgimento de “espumas muito pouco habituais”

Uma "quantidade significativa" de peixes mortos apareceu nas praias dos Moinhos e do Samouco, em Alcochete, o que acontece pela segunda vez este ano, informou à Lusa o município.“Apareceram peixes mortos em quantidade muito significativa na praia dos Moinhos, em Alcochete, e em menor quantidade na praia do Samouco”, explicou o presidente da autarquia, Fernando Pinto. O autarca acrescentou que “no início do ano aconteceu a mesma coisa”, apesar de ter sido em quantidades menores. Além dos peixes mortos, Fernando Pinto destacou o surgimento de “espumas muito pouco habituais” nas praias do concelho.
Peixes aparecem mortos em Alcochete e Samouco 

Apesar de ainda não estarem apuradas as causas, o presidente afirmou que, “de acordo com testemunhos não oficiais”, pode atribuir-se a uma alegada “descarga a norte do rio Tejo”.
Para apurar as causas desta mortandade dos peixes, a autarquia alertou o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Agência Portuguesa do Ambiente.
Fernando Pinto sublinhou que estuário do Tejo está em fase de recuperação, pelo que este tipo de tipo de acontecimentos “são sempre motivo de preocupação”.
A poluição do Tejo tem sido este ano alvo de várias denúncias por parte de associações ambientalistas, que criticam as descargas de diferentes unidades industriais.
O Governo aprovou este mês, em Conselho de Ministros, o Plano de Ação Tejo Limpo, para aprofundar o conhecimento da situação real da bacia hidrográfica do rio de forma a evitar episódios de poluição no futuro.
O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, explicou que o plano, que representa um investimento de 2,5 milhões de euros, é a terceira fase de um plano que tem vindo a ser levado a cabo desde o início do ano, depois do “fenómeno agudo de poluição” registado em 24 de Janeiro no rio Tejo e de “muitos outros que o antecederam”.
De acordo com o ministro, depois da primeira fase, que foi de “estancar e resolver os problemas de poluição e passar novas licenças às entidades potencialmente poluentes para garantir uma maior qualidade no tratamento dos efluentes”, inicia-se agora a terceira fase.
A segunda fase, indicou, é aquela que “ainda está em curso, com a remoção das lamas no Tejo em frente a Vila Velha de Ródão”.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários