Padel de Setúbal abriu em Vanicelos

O jogo da moda já chegou à cidade 

É um desporto de raquete, jogado a pares e em que precisa apenas de raquetes e bolas próprias. O campo é retangular, totalmente fechado, tem dez metros de largura por 20 de comprimento e uma rede no meio. O padel é assim e está cada vez mais nada moda. Depois da abertura da Arrábida Padel, em Vila Nogueira de Azeitão, em Março deste ano, o concelho de Setúbal acaba de receber o segundo espaço para a prática deste desporto. É que já abriu a Academia de Padel de Setúbal no Parque de Vanicelos. O novo espaço tem quatro courts de padel, todos equipados com relva sintética, paredes circundantes transparentes e céu aberto. “Além dos campos para a prática da modalidade que cruza noções e regras de ténis e do squash, a nova infraestrutura desportiva dispõe de um estúdio funcional, destinado principalmente à realização de aulas de ginástica, e de um bar com esplanada, aberto à população”, explica a Câmara de Setúbal. 
Complexo de Padel inaugurado a 30 de Junho

As instalações da nova Academia de Padel de Setúbal, no Parque de Vanicelos, foram inauguradas, numa cerimónia que incluiu partidas e demonstrações da modalidade. A academia, a segunda a abrir em 2018 no concelho, funciona entre as nove e as 24 horas para “proporcionar a todos os cidadãos a prática regular de padel e a realização de eventos nacionais e internacionais desta modalidade”, sublinhou a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira. O presidente da Academia de Padel de Setúbal, Bruno Ferreira, confessa que o processo “não foi fácil”, mas “foi ganho o desafio de enquadrar o novo equipamento no magnífico Jardim de Vanicelos”.Entre a oferta diversificada da nova academia são de salientar o programa de introdução à modalidade “start padel”, a liga interna da academia, torneios oficiais nacionais e internacionais, dois torneios anuais interclubes com clubes nacionais e estrangeiros, uma escola de Padel para jovens e adultos e protocolos com entidades públicas e privadas para a generalização da prática desta modalidade.
Estas atividades vão decorrer nos quatro courts de padel que compõem o equipamento, todos apetrechados com relva sintética, paredes circundantes transparentes e a céu aberto.
A Câmara Municipal cedeu a gestão do espaço, através de concurso público, à Academia de Padel de Setúbal que, no entender de Maria das Dores Meira, foi mais além do que executar apenas um projeto de uma Academia Desportiva de Padel.
O concessionário “associou a esse objetivo uma aposta de elevada qualidade nas estruturas e no edifício de apoio, com arquitetura inovadora perfeitamente integrada num dos mais belos e atraentes parques verdes de Setúbal”.
O presidente da Academia de Padel de Setúbal, Bruno Ferreira, confessa que o processo “não foi fácil”, mas “foi ganho o desafio de enquadrar o novo equipamento no magnífico Jardim de Vanicelos”.
Além dos campos para a prática da modalidade que cruza noções e regras de ténis e do squash, a nova infraestrutura desportiva dispõe de um estúdio funcional, destinado principalmente à realização de aulas de ginástica, e de um bar com esplanada, aberto à população, valências que em breve estarão em funcionamento.
A Academia de Padel de Setúbal conta neste projeto com as parcerias da GoodVibes, responsável pelas atividades no estúdio funcional, e da Moscatel Experience, gestora do bar.
Além do momento institucional, com os discursos dos presidentes da Câmara Municipal e da Academia de Padel de Setúbal, a cerimónia de inauguração realziada no dia 30 contou com demonstrações de padel a crianças e com a realização de algumas partidas.
A organização estima que a Academia de Padel de Setúbal deva receber entre 200 a 250 praticantes durante o primeiro ano de funcionamento.
A modalidade, cada vez com mais adeptos, passa assim a dispor de um segundo recinto no concelho criado pelo município, depois da inauguração, no início de março, do Arrábida Padel – Academia de Padel de Azeitão.

Agência de Notícias com Câmara de  Setúbal 

Comentários