Música e gastronomia fazem Fest'Asso em Setúbal

A grande festa do movimento associativo da cidade já começou 

Gastronomia, música e muitas atividades animam, até 15 de Julho, o Fest’Asso, certame de promoção e divulgação do movimento associativo, que teve início no dia 30, no Largo José Afonso, em Setúbal. O evento é organizado pela União das Freguesias de Setúbal com o envolvimento de catorze coletividades que, divididas em dois períodos de uma semana, dão a conhecer o seu trabalho e asseguram o funcionamento de sete tasquinhas gastronómicas. Uma extensa área de esplanada convida também os visitantes a assistir aos jogos do campeonato do mundo de futebol em ecrã gigante a que se seguem espetáculos musicais diários.

Fest'Asso no Largo José Afonso até 15 de Julho 



Na primeira noite do certame, que conta com o apoio da Câmara de Setúbal, centenas de pessoas assistiram ao jogo dos oitavos de final entre Portugal e o Uruguai e, depois, a um espetáculo com Mário Vigário.
O Quarteto Deolinda de Jesus e João Tendeiro foram outros nomes a passar pelo palco do Fest’Asso, que no dia 3 foi animado pelo cantor setubalense Toy.
No dia 4 é a vez do conjunto típico Cantares do Sado, a que se seguem as atuações de Banza, a 5, Klássicos, no dia seguinte, e dos irmãos Cabanas, no dia 7.
As fadistas Susana Martins e Carla Lança animam a noite de domingo, 8, e na segunda-feira, dia 9, há baile com André Patrão.
Clemente, dia 10, Os Alcorrazes, a 11, Fiesta Lusa, dia 12, Ricardo e Jorge, a 13, e Nuggyland, no dia 14, compõem o programa do Fest’Asso que termina a 15 de Julho com um concerto de Jorge Nice.
O certame inclui ainda uma área de animação infantil, uma mostra de artesanato e produtos locais e demonstrações das atividades desenvolvidas pelas coletividades, nomeadamente no desporto.

Evento importante para a cidade 
“Este projeto não se resume a tasquinhas gastronómicas e a música. Uma componente importante é o objetivo de mostrar as atividades do movimento associativo”, sublinhou o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, o ano passado.
É, diz o autarca, "uma parceria muito forte com as associações. Elas fazem o Fest’Asso. Aliás, essa é uma marca da junta de freguesia. Não faz nada sozinha, nem apenas para ela própria. Trabalha sempre com todos e para todos".
De acordo com a Câmara de Setúbal, “esta riqueza não pode ser desperdiçada”. O evento, reforçou a autarquia, é um motivo de orgulho para o concelho, uma vez que “a festa popular é também um espelho da identidade local, além de que o envolvimento do movimento associativo, com um conhecimento profundo do que se faz localmente e da maneira de sentir das pessoas, permite uma festividade cada vez melhor”.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários