Multidão encheu Sant'Iago em Setúbal no sábado

A melhor e a mais tradicional festa da cidade já começou

Os vinhos da Península de Setúbal dão-se a provar na Feira de Sant’Iago 2018, certame que abriu portas no dia 21 à noite, com concertos, gastronomia, divertimentos e experiências inesquecíveis a decorrer até 5 de Agosto. O certame organizado pela Câmara de Setúbal, que na abertura recebeu mais de 18 mil visitantes, surpreende logo à entrada no pavilhão “Vinhos de Setúbal”, espaço de conceção arrojada em que é partilhada a riqueza vínica da região setubalense nas suas múltiplas dimensões. O vinho é apreciado através dos tempos, numa viagem que leva o visitante por momentos da história e que revela curiosidades que fazem deste um território de excelência em matéria vínica, com condições climatéricas singulares que permitem a maturação de distintas castas. Esta terça-feira, a noite é reservada à canção da saudade, com as atuações de Catarina Pereira, Sara Coito e Carolina Mendes, vencedores do 10.º Concurso de Fado de Setúbal, às 22 horas, e de Ricardo Ribeiro, às 23 horas.
Sant'Iago abriu com grande enchente 

O Moscatel de Setúbal, um dos mais destacados vinhos região, tem lugar de destaque neste pavilhão em que são elencados todos os produtores vínicos regionais. Apresenta, ainda, a história da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e evidencia alguns dos muitos prémios atribuídos aos vinhos setubalenses.
“A opção pelo tema ‘Os Vinhos da Península de Setúbal’ procura ir ao encontro de vários tipos de público, congregando um conjunto de parceiros reconhecidos nacional e internacionalmente”, sublinhou a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, no discurso de inauguração do certame.
A autarca, ao destacar “o envolvimento de grande parte dos produtores da Península de Setúbal presentes na feira com os respetivos vinhos disponíveis para provas” [estão representados 43 produtores], frisou ainda que a Feira de Sant’Iago está agora enquadrada como “produto turístico”.
Além do pavilhão do município, o certame deste ano conta com uma exposição alusiva à gastronomia das cinco freguesias do território e dedica particular atenção ao público infantil, com mais divertimentos, experiências interativas, ateliers temáticos, uma quinta pedagógica e um circuito de arborismo.
Nesta edição, destaque ainda para um elemento unificador, uma criação do designer gráfico Zé Nova para simbolizar a Feira de Sant’Iago. Trata-se de ‘Zé dos Gatos’, uma “figura popular de Setúbal e que foi, durante toda a sua vida, presença assídua no certame”, realçou Maria das Dores Meira.
A Feira de Sant’Iago é, acima de tudo, “a melhor e a mais tradicional festa de Setúbal”, vincou a edil setubalense sobre o certame com mais de quatro séculos de história e que reúne no Parque Sant’Iago, nas Manteigadas, feirantes, tendas de artesanato, pavilhões institucionais e dezenas de diversões e animações.

Destaques do programa 
E foi com animação que a Feira de Sant’Iago começou, com o Teatro Animação de Setúbal a apresentar “Era o vinho, meu bem, era o vinho”, apontamento cénico que juntou poesia por Célia David, dramatização por Duarte Victor e Sónia Martins e a música pelo fadista David Ventura.
A par da habitual visita do Executivo municipal ao recinto da Feira de Sant’Iago, o programa inaugural incluiu, no Palco Mundo, o espetáculo “High Spirit Swing”, a que se seguiu uma atuação musical pela Grande Filarmónica de Setúbal, dirigida pelo maestro Nuno Batalha.
A música continua a ser um dos grandes atrativos do certame e, além dos dois espetáculos na noite de abertura, no sábado, o palco principal da feira recebeu, dia 22, um concerto pelo músico angolano Matias Damásio, um dos nomes fortes desta edição da festa dedicada aos vinhos setubalenses.
Ontem, subiram ao palco Sr. Maia e Bonga. Richie Campbell atua no dia 25, às 22 horas, Peltzer e Mão Morta a 26, respetivamente às 22 horas e às 23 horas, Bela Gizela e Marta Ren atuam a 27, às 22 e 23 horas, enquanto no dia 28 o palco está entregue a Aldo Lima e a Cordel do Foco Encantado, concertos que começam às 10 e 11 da noite respetivamente.
União das Tribos e T4X1, a 29, às 22 horas e às 23 horas, Emanuel, a 30, e Gisela João, a 31, ambos com início às 22 horas, completam o programa de atuações musicais em Julho.
Já Agosto começa com concertos de Claraboia e D.A.M.A, às 22 horas e às 23 horas. No dia 2 o palco está a cargo de Fernando Daniel, que atua a partir das dez da noite, enquanto a 3 a animação musical é dos Fonzie, igualmente com início às 22 horas
Beatcrew, JK e Valas tomam conta do Palco Mundo no dia 4, num espetáculo com início às 21h30, enquanto os The Gift têm honras de encerramento do certame, em concerto agendado para o dia 5, a partir das 22 horas.
Além dos concertos principais, o Palco Mundo conta ainda, todas as noites, com espetáculos musicais e atuações de dança por artistas e coletividades locais, a que se juntam outros espetáculos e demonstrações, agendados para o início da noite, nos palcos Bares, Baco e Sentidos.
O artesanato e a gastronomia são outros atrativos da edição 2018 da Feira de Sant’Iago, assim como vasto conjunto de divertimentos para todos os públicos, como uma roda gigante e um slide radical.
O recinto, de entrada livre, está aberto ao público de segunda a quinta-feira das 18 à uma da madrugada, na sexta-feira até às duas horas, ao sábado das 16 às duas da manhã, encerrando à uma da madrugada ao domingo.
Toda a programação referente à Feira de Sant’Iago 2018 está disponível na internet, em www.feira-santiago.org e na página oficial do certame no Facebook, facilmente pesquisável através do termo @feiradesantiagooficial.

TST com carreiras especiais para as Festas 
Um circuito de arborismo, com obstáculos de cordas, uma zona de jogos tradicionais, a Quinta Pedagógica Herdade da Gâmbia – O Lugar do Pernilongos, que divulga atividades típicas do campo, um espaço de adoção de animais de companhia, um picadeiro e a pista de BMX são outros dos muitos atrativos presentes na Feira de Sant’Iago 2018.
O recinto, de entrada livre, está aberto ao público de segunda a quinta-feira das 18 à uma da madrugada  na sexta-feira até às duas da manhã, ao sábado das 16  às duas da madrugada,  encerrando à uma hora da manhã ao domingo.
Além do parqueamento automóvel disponível, os visitantes podem utilizar o serviço de transportes público especificamente adaptado para o certame.
As carreiras 604 e 609 da TST têm o horário alargado durante o período da feira, tendo sido criadas as carreiras 651 e 652 especificamente para deslocações entre a cidade e o recinto.
A carreira 651 liga o evento ao Mercado do Livramento, enquanto a 652 estabelece a ligação com a zona da Varzinha. Estas duas carreiras têm um bilhete de bordo de apenas um euro por viagem.
Pessoas com mobilidade reduzida têm disponível um serviço especial de transporte, devendo os interessados recolher informações ou realizar marcações de veículo para acesso à zona da feira através do número 910 784 090, nos dias úteis, entre as 10 e as 19 horas.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários