Atividades ocupam férias no bairro em Setúbal

Crianças de Setúbal com um verão diferente

A plantação de árvores em vários canteiros desocupados no Bairro da Bela Vista, em Setúbal,  é uma das iniciativas em destaque no projeto de atividades ocupacionais Férias no Bairro, que conta com a participação de cinco dezenas de crianças. O projeto Férias no Bairro, que consiste na realização de um conjunto de atividades para ocupação das férias escolares, é dinamizado no âmbito do Nosso Bairro, Nossa Cidade, programa impulsionado pela Câmara de Setúbal e desenvolvido por moradores de cinco bairros da zona da Bela Vista. Nestas férias de verão, além de idas à piscina, diversas atividades lúdicas e desportivas, passeios e visitas aos Bombeiros Sapadores de Setúbal e ao Mercado do Livramento, entre outros locais, as crianças plantaram arbustos e árvores em canteiros desocupados nos pátios do Bairro da Bela Vista.
Crianças ocupam férias com programa especial 

Três trabalhadores municipais fazem os preparativos necessários nos canteiros para que os pequenos jardineiros possam iniciar o trabalho.
“Quem quer colocar a vitamina na terra?”, pergunta um dos trabalhadores.
Todos querem, mas é Romilson, 6 anos, quem pega no frasco e coloca, com todo o cuidado, as vitaminas essenciais para o crescimento do arbusto que vai ser colocado na cova já aberta no canteiro localizado num dos pátios da Rua do Monte.
De vassoura na mão Rosana, 6 anos, uma das mais entusiasmadas com a tarefa que lhe é confiada, já se prepara para varrer a areia que a pequena Adriana e os colegas Leandro e Diego já não conseguem tirar com as pás.
Com o trabalho feito, Rosana corre para ajudar noutro canteiro onde, desta vez, é ela quem coloca a água na terra que Romilson, com uma pá, e Diego, com uma vassoura, colocam dentro da cova.
Domingas Rocha, uma das quatro monitoras que acompanha as crianças, quer que o trabalho fique bem feito e dá indicações.
“Meninos, não é só varrer de um lado. Têm de tirar a areia toda que está ao redor”, avisa, entre risos.
Os pequenos seguem o conselho, mas algo desperta a curiosidade de Leandro que admira a espécie que está a ajudar a plantar.
“O que é isto aqui a crescer?”
Lurdes Correia olha para onde o menino está a apontar e alerta: “são bagas, mas não se podem comer”.
Com a cova tapada, falta apenas regar a planta, tarefa que Diego aceita de imediato, apesar da sua pequena estatura.
“Diego, despeja a água, mas não caias para cima da árvore”, brinca Domingas, ao observar a dificuldade do rapaz em pegar num balde cheio de água.
A plantação de canteiros no Bairro da Bela Vista, no âmbito do projeto Férias no Bairro, decorreu em três manhãs, com o envolvimento de perto de cinco dezenas de crianças.
Maria Caetano, 13 anos, foi desafiada pelos primos mais novos a participar na iniciativa e não ficou desiludida.
“Participámos em muitas atividades. Foi divertido. Acho que é uma boa forma de ocupar as férias e vou continuar a participar noutras edições”.
Helena, 12 anos, que também leva boas recordações da iniciativa, observa os mais pequenos a trabalhar.
“Eles gostam muito disto, mas há dias em que não se portam bem”, diz, entre risos.

Um trabalho importante 
As monitoras juntam as crianças. O trabalho nesta zona do bairro está concluído e está na hora de seguir para outros pátios.
Eduarda Fernandes, 57 anos, reformada, dá a mão a alguns pequenos que a rodeiam carinhosamente e garante que ser monitora é uma tarefa que acarreta responsabilidade, mas também é gratificante.
“As crianças precisam de realizar atividades quando estão de férias e aqui proporcionamos duas semanas de ocupação de tempos livres. Se não for assim, eles não têm oportunidade de fazer coisas diferentes”.
A plantação de canteiros desocupados e a pavimentação de zonas em mau estado foram propostas apresentadas pelos moradores do Bairro da Bela Vista, no 4.º Encontro de Moradores do Programa Nosso Bairro, Nossa Cidade.
As propostas foram, posteriormente, apresentadas às monitoras do projeto de ocupação das férias letivas, que desafiaram as crianças a participar na plantação dos canteiros.
O Férias no Bairro é organizado pelo Grupo de Monitores das Férias no Bairro, constituído por moradores envolvidos no programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, com apoio da Câmara  de Setúbal e da Junta de Freguesia de São Sebastião.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários