ANA vai aprofundar estudo ambiental para o Montijo

Governo diz que pedido de mais elementos ambientais sobre o aeroporto é “trabalho normal”

O Governo refere como “trabalho normal de interação de entidades” a necessidade da ANA-Aeroportos de Portugal entregar mais elementos relativos ao estudo ambiental, no âmbito do novo aeroporto do Montijo, e não espera atrasos no calendário. “Foi solicitado pelas autoridades ambientais mais informação sobre algumas das perspetivas incluídas no estudo de impacto ambiental.Vejo isso com normalidade, embora com a exigência de quem, com certeza, quer que todas as questões ambientais sejam devidamente consideradas e devidamente minimizadas”, afirmou esta segunda-feira,  o ministro do Planeamento e Infraestruturas.
Aeroporto em Montijo continua em estudo

Pedro Marques garantiu que este é um “trabalho normal, de interação entre as entidades” e que o que é “crítico é que o calendário de implementação da infraestrutura seja assegurado” e que haja condições para começar a transformar a base aérea para aviação civil no próximo ano.
“Queremos um estudo de impacto ambiental de qualidade e obviamente a aprovação da respetiva declaração de impacte ambiental. Nada do que neste momento estamos a fazer a mais, ou que a ANA tem de fazer a mais, põe em causa a nossa perspetiva de estar em obras (o Montijo) no próximo ano e concluir essas obras no ano 2021”.
O jornal de Negócios faz hoje manchete com a necessidade da gestora de infraestruturas aeroportuárias aprofundar as análises ambientais para o Montijo.
Em Fevereiro de 2017, a ANA e o Governo assinaram o memorando de entendimento e, em Outubro, a concessionária entregou a proposta de construção da infraestrutura aeroportuária.
O mais recente passo no processo foi a entrega do estudo de Impacto Ambiental pela ANA ao Governo.

ANA vai aprofundar o estudo de impacte ambiental
Segundo o Jornal de Negócios desta segunda-feira, a Aeroportos de Portugal (ANA) vai aprofundar, nos próximos dois meses, o estudo de impacte ambiental para a construção do aeroporto do Montijo que tinha entregue ao Governo em Maio deste ano. Este estudo, tal como o anterior, será realizado pela Profico Ambiente, sendo monitorizado pela Universidade Nova de Lisboa.
“Face às dúvidas que surgiram foi decidido desencadear este processo, mas, em paralelo, estão a decorrer a bom ritmo as negociações com o Governo para a construção do aeroporto do Montijo”, disse fonte oficial da ANA, detida pelos franceses da Vinci, ao jornal.
Segundo a mesma fonte, é expectável que as negociações entre o Governo e a ANA para o arranque das obras de construção do aeroporto complementar de Lisboa sejam fechadas, “o mais tardar”, no mês de Setembro.
O aprofundamento do estudo de impacte ambiental servirá para fornecer elementos adicionais relativos à avifauna, decorrentes da perturbação pela circulação de aeronaves, assim com à vertente do ruído, particularmente na definição da área abrangida, e a avaliação dos impactes cumulativos, conta o jornal.

Agência de Notícias com Lusa

Comentários