Almada lidera projeto contra as alterações climáticas

Cidade recebeu reunião do projeto Menos Carbono através da Participação Ativa

A reunião de arranque do projeto Intentify - Menos Carbono através da Participação Ativa da Comunidade, com a presença de delegações das várias entidades participantes, decorreu na semana passada, em Almada. Este projeto "tem como objetivo dinamizar a Plataforma Local Para as Alterações Climáticas, uma estrutura inovadora e voluntária que congrega um conjunto de atores locais, empenhados em reduzir as emissões de gases de efeito de estufa resultantes das suas atividades", explica a autarquia almadense. 

Almada atenta aos problemas climáticos 

A Agência Municipal de Energia de Almada, em colaboração com a Câmara de Almada, coordena o projeto europeu Intentify, que decorre no âmbito do programa Interreg Europe da União Europeia.
Além de Almada, o consórcio do projeto inclui as cidades de Cork (Irlanda), Milton Keynes (Reino Unido), Trnava (Eslováquia), Zadar (Hungria), a Província de Treviso (Itália), o Centro de Estudos Ambientais de Vitoria-Gasteiz (Espanha), a empresa EnergieavantgardeAnhalt (Alemanha) e o Centro Ambiental para a Administração e Tecnologia (Lituânia).
Durante os cinco anos do projeto, desenvolver-se-ão ferramentas que vão permitir a elaboração de inventários de emissões de CO2 e planos de mitigação à escala das organizações, disponibilizar-se-ão recursos digitais para aplicação dos conhecimentos adquiridos e um observatório online para monitorizar o progresso efetuado.
Os membros da Plataforma poderão também encontrar boas práticas, soluções inovadoras e aprender com a experiência real dos restantes parceiros. Após esta fase de consolidação, as ferramentas criadas serão disponibilizadas para o público em geral, já testadas e adaptadas, para que cada um saiba como contribuir ativamente na transição para uma sociedade com menos carbono.

Agência de Notícias com Câmara de Almada

Comentários