Alcochete avança com investimentos no Passil

Escola básica do 1.º ciclo e do jardim-de-infância vão ser requalificados 

A Câmara de Alcochete vai proceder à requalificação da escola do ensino básico do 1.º ciclo, do jardim-de-infância e do parque infantil na localidade do Passil. Esta informação foi avançada pelo executivo municipal durante a reunião descentralizada, realizada no centro comunitário do Passil. Fernando Pinto, presidente da autarquia, anunciou o inicio das obras. “Vamos desenvolver as nossas primeiras obras no Passil, nomeadamente a requalificação do parque infantil, que vai ser totalmente remodelado” e as obras de“ requalificação da escola básica do 1.º ciclo e do jardim-de-infância do Passil,  o que certamente vai proporcionar condições superiores de estudo e de trabalho às crianças, auxiliares e docentes”, explicou o autarca. As obras nos dois estabelecimentos de ensino deverão estar concluídas no início do próximo ano letivo e inclui a aquisição de novo mobiliário escolar para os alunos.
Autarquia investe na  requalificação de escola 

No período de antes da ordem do dia, o presidente da câmara municipal manifestou o seu orgulho e regozijo por se encontrar de novo no Passil, “um local que durante a campanha eleitoral, despertou muita preocupação face às carências que o espaço tem, às condições de habitabilidade das pessoas e às condições das estruturas adjacentes às respetivas habitações”, preocupações que considerou ser extensivas a todo o povoado envolvente, nomeadamente o Terroal, Monte Laranjo, Rilvas e Barroca d´Alva, sublinhou Fernando Pinto.
“O Passil é um espaço que nos inspira a sermos melhores e a procurarmos o melhor que cada um tem para oferecer à comunidade, proporcionando-lhe um bem-estar diferente daquele que têm tido até aqui”, acrescentou o autarca.
O vereador com o pelouro das Obras Municipais, Pedro Lavrado, salientou que as obras na escola básica do 1.º ciclo e do jardim-de-infância do Passil, “vão trazer mais qualidade e conforto às crianças do Passil”.
Em relação aos estabelecimentos de ensino, o autarca referiu que as obras a realizar são: reparação do telhado da escola, que tem infiltrações, colocação de tecto falso em pladur na sala dos professores, casa-de-banho e corredores, reparação e pintura de portas e janelas, afagamento e envernizamento do chão em tacos de madeira, colocação de estores em pvc nas janelas e reparação dos existentes, remodelação da instalação elétrica com colocação de projetores LED, instalação de um novo sistema de deteção de incêndios, colocação de aparelhos de ar condicionado em todas as salas (incluindo no jardim-de-infância) e a pintura interior e exterior do edifício, incluindo os muros e reparação da vedação.
No exterior da escola será colocado um pavimento tipo pavê na zona frontal à escola para permitir que as crianças possam brincar no espaço atualmente em terra batida, serão reparados todos os equipamentos infantis junto ao jardim-de-infância e será colocado um novo equipamento no recreio, sendo de salientar que em todos os locais onde existem equipamentos lúdicos será colocado pavimento de borracha amortecedor de quedas.
Pedro Lavrado referiu que “depois da conclusão destas obras “será feita a reparação e manutenção do polidesportivo ao ar livre, anexo à escola, com reparação do pavimento, da rede e dos muros e colocação de novas balizas.

Parque infantil renovado 
Em relação ao parque infantil, o vereador explicou que a sua remodelação inclui a aplicação de um pavimento amortecedor de quedas em borracha na zona dos brinquedos, a colocação de alguns bancos de jardim com criação de uma zona de estar com pavimento em pavê, de novos equipamentos e de dois portões e o muro será reparado e pintado.
O vereador das Obras Municipais fez ainda um ponto de situação em relação ao furo de água na Fonte da Senhora, “que tem muita importância e é fundamental para o bem-estar da população do Passil”, salientando que estão a ser desenvolvidos os procedimentos para a sua execução por empreitada, sendo que a construção da estação elevatória será realizada por administração direta.

Comentários