20 países estão em competição de vela em Sesimbra

Os melhores jovens velejadores do mundo estão na região 

A Fortaleza de Santiago acolheu no dia 4 de Julho, a cerimónia de apresentação do Campeonato Europeu de Juniores Classe 420 e 470, que decorre em Sesimbra até 11 de Julho, e conta com a participação de perto de 200 embarcações e 400 velejadores, entre os 16 e os 24 anos, em representação de 15 países europeus e 5 de outros continentes, visto que, apesar de ser um campeonato da europa é aberto a equipas de outros continentes. Na cerimónia, Francisco Jesus, presidente da Câmara de Sesimbra, reafirmou a importância da competição para a promoção do território de Sesimbra. "Receber no município o Campeonato Europeu de Vela, classes 420 e 470, é um orgulho para todos nós", referiu o autarca. 
Prova prossegue até 11 de Julho  

"Um evento com esta dimensão, e sendo a vertente desportiva talvez a mais importante, não deixa de estar na nossa visão estratégica também associado ao desenvolvimento económico muito ligado à economia do mar, ao turismo, à nossa identidade e ao que é diferenciador para Sesimbra", afirmou Francisco Jesus.
O presidente do Clube Naval de Sesimbra, António Júlio da Cruz, mostrou-se também muito satisfeito pela realização da competição no concelho. "Para nós, organização, é realmente uma honra e um privilégio receber este campeonato em Sesimbra. O apoio da autarquia foi determinante para hoje podermos estar todos aqui".
Apesar de estar presente uma forte componente competitiva, António Roquette, presidente da Federação Portuguesa de Vela, lembrou aos jovens atletas o que prevalece no fim: "Acreditem velejar é mais que um desporto, é um modo de estar e viver. Por isso, espero que daqui a uns anos se possam voltar a encontrar e a recordar os momentos que viveram aqui. É algo que faço, há várias décadas, com os amigos que ganhei quando tinha a vossa idade e praticava vela".
Nino Shumeli, presidente da Classe Internacional de Vela, enalteceu as condições da vila de Sesimbra. "Estão num lugar magnífico e de excelência para a prática da vela, acredito que vão realizar boas provas. Boa competição a todos".
Marcaram também presença o vice-presidente da Classe 420 Portugal, Gonçalo Ramos, a delegada internacional da Associação Classe 420, Jackie Taylor, o capitão do Porto de Setúbal, Luís Lavrador, o tenente Guimarães, em representação da Autoridade Marítima, e vereadores da autarquia.
A apresentação incluiu um desfile de todos os países participantes na marginal, desde o Hotel do Mar até à Fortaleza de Santiago, assistido por familiares dos atletas, munícipes e turistas.
As provas estão a decorrer na Baía de Sesimbra e as embarcações partem da Praia do Ouro, que durante a competição tem uma área reservada. A entrega de prémios e cerimónia de encerramento está marcada para o dia 11 de Julho, quarta-feira, às 20 horas, na Fortaleza de Santiago.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra

Comentários