Setúbal recebeu 44 embaixadores do mundo

Autarquia mostrou "potencialidades da região" ao corpo diplomático em Portugal 

O corpo diplomático representado em Portugal esteve presente, esta segunda-feira em Setúbal, a convite do município, para se inteirar das potencialidades e mais-valias locais. A iniciativa, da estratégia de promoção externa de Setúbal, neste caso na expectativa de envolvimento posterior de empresários, operadores turísticos e populações dos diferentes países, começou com uma receção conduzida pela presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Embaixadores visitaram concelho de Setúbal 

“Queremos mostrar-vos um pouco mais do que somos e quem somos”, salientou a autarca no início de uma intervenção em que abordou algumas das mais-valias do concelho, como o facto de ser o quarto maior exportador nacional de Portugal, de a cidade ter sido nomeada na imprensa internacional uma das dez mais seguras do mundo ou, ainda, de Setúbal integrar o Top 10 do estudo independente Portugal City Brand Ranking.
Perante um auditório com representantes de perto de meia centena de nações dos cincos continentes, constituído por embaixadores, cônsules, encarregados de negócios e conselheiros, Maria das Dores Meira sublinhou as excelentes acessibilidades que servem o concelho e o facto de este acolher um dos mais importantes polos industriais do país, onde se encontra, por exemplo, uma das maiores fábricas de papel do mundo, bem como um dos mais relevantes estaleiros de reparação naval da Europa.
“Quem vem a Setúbal uma vez regressa sempre”, constatou a autarca, que recordou a riqueza e a fama da gastronomia local, a enseada sadina que integra o Clube das Mais Belas Baías do Mundo e a eleição de Galapinhos como Melhor Praia da Europa.
Maria das Dores Meira, sem dúvidas de que “Setúbal é uma das regiões mais atrativas de Portugal”, garantiu que o concelho está preparado para “apoiar com eficácia empresas e empresários que queiram investir” no território.
A presidente do município adiantou, igualmente, que Setúbal está a captar a atenção de investidores portugueses e estrangeiros, em áreas como a reabilitação urbana, graças a “uma estratégia municipal de transformação da cidade e do concelho”.
Nesse sentido, reafirmou que uma das preocupações tem sido a frente ribeirinha, recordando, a título de exemplo, que “em breve deverá ser aberto concurso público internacional para a conceção, construção e exploração de uma marina”.
A receção no Salão Nobre dos Paços do Concelho terminou com a exibição de um vídeo promocional do concelho de Setúbal, com a comitiva diplomática a seguir depois para uma visita ao Forte de S. Filipe, monumento que proporciona uma vista ímpar sobre a cidade, o Estuário do Sado e a Serra da Arrábida.
A receção de Setúbal ao corpo diplomático presente em Portugal terminou com um almoço no Mercado do Livramento, eleito pelo jornal USA Today como um dos mais famosos de todo o mundo.
Nesta visita participaram embaixadores, cônsules, encarregados de negócios e conselheiros de 44 nações de todo o mundo, nomeadamente da África do Sul, Angola, Argélia, Argentina, Austrália, Bangladesh, Bulgária, Cabo Verde, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Cuba, Egito, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Hungria, Irlanda, Israel, Marrocos, México, Moçambique, Moldávia, Noruega, Palestina, Paraguai, Peru, Polónia, República Checa, República Dominicana, Roménia, Santa Sé, Senegal, Sérvia, Suécia, Suíça, Tunísia, Turquia, Ucrânia e Uruguai.
Os embaixadores foram recebidos pela presidente da Câmara de Setúbal e respectivos vereadores, bem como por representantes de outras entidades e instituições da região.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários