PSD quer unidade móvel para Poceirão e Marateca

820 pessoas sem médico de família nas freguesias rurais de Palmela 

Os deputados do PSD do distrito de Setúbal defendem a colocação de uma unidade móvel de saúde, que se desloque periodicamente junto das populações que estão mais afastadas dos centros urbanos. Esta medida foi transmitida pelos social-democratas durante uma reunião com a diretora do ACES Arrábida, e com a Comissão de Utentes de Saúde de Poceirão e Marateca, no concelho de Palmela, que teve como objetivo avaliar os cuidados de saúde prestados à população destas duas freguesias.
Deputados do PSD exigem mais médicos no Poceirão e Marateca


Devido à Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Poceirão abranger uma área muito extensa, com uma população isolada e envelhecida e com transportes públicos só de manhã e ao fim do dia, os deputados Maria Luís Albuquerque, Bruno Vitorino e Maria das Mercês Borges questionaram sobre a prestação de cuidados de saúde de maior proximidade, designadamente a colocação de uma unidade móvel de saúde que se deslocasse periodicamente junto dos pequenos aglomerados.
“A importância desta unidade foi reconhecida pela direção do ACES Arrábida, no entanto a mesma não existe para poderem implementar este importante serviço de saúde às populações mais isoladas e sem acessibilidades”, assinala Maria das Mercês Borges.
O vereador social-democrata na Câmara de Palmela, Paulo Ribeiro, que também esteve neste encontro, sublinha que o principal problema nas freguesias do Poceirão e Marateca é a falta de médicos de família.
“Dos 1760 utentes inscritos na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Poceirão, 820 não têm médico de família”, algo que representa uma “grande preocupação” tendo em conta as características da população, realça o autarca.
Foi ainda analisada a questão das consultas ao domicílio, bem como a articulação entre esta unidade de saúde e as instituições do sector social e solidário que apoiam as pessoas mais idosas e carenciadas, no sentido de se prestarem melhores cuidados de saúde às pessoas mais frágeis.
Também presentes na reunião estiveram o presidente do PSD Palmela, Carlos Vitorino, o coordenador do Secção Temática da Saúde da Distrital de Setúbal social-democrata, Emanuel Boieiro e o eleito do PSD na Assembleia de Freguesia de Poceirão e Marateca, Custódio Portássio.

Agência de Notícias 

Comentários