Festas do Pinhal Novo arrancam esta quinta-feira

Umas Festas cada mais Populares marcam freguesia há 22 anos

As Festas Populares de Pinhal Novo celebram 22 anos de vida e animam o coração da vila entre esta quinta e terça-feira,  12 de Junho, com um programa que aposta, uma vez mais, na valorização da identidade e cultura locais, intimamente ligadas às tradições caramelas e ferroviárias. João Pedro Pais, Jorge Fernando, Luciana Abreu [integrada na noite da PopularFM] e Anselmo Ralph são alguns dos principais nomes, entre as muitas propostas de animação musical previstas para o Palco Principal, o Pátio Caramelo e o Palco da Gastronomia. A Sopa Caramela terá, como habitualmente, lugar de destaque. Momento privilegiado de promoção do dinamismo e das potencialidades económicas da freguesia, as Festas contam, ainda, com o piquenique no jardim em homenagem a um dos fundadores das Festas [João Henrique], um passeio de pasteleiras, o desfile dos Bardoada e amigos, bailaricos, folclore, procissão no domingo, a atuação diária dos Baila Ca Carroça, sevilhanas e um vasto programa desportivo, cultural e associativo. 
Tradições caramelas são ponto alto das Festas de Pinhal Novo 

Está tudo pronto para a festa. As ruas e avenidas, pátios e tascas, a comunitária mesa de petiscos e animação é, a partir desta quinta-feira, 7 de Junho, a casa de todos os pinhalnovenses e de milhares de visitantes. Basta, como escreveu um poeta, “que um amigo traga consigo outro amigo mais a alegria”. Arraial, comezainas, petiscos tradicionais, muita sopa caramela [a rainha da festa há 22 anos], artesanato, festa brava e religiosa, música para os ouvidos e para dançar, folclore e bailes com ou sem sardinhas, desporto e animação noites dentro voltam a reunir uma comunidade nem sempre vizinha todo o ano.
Nas ruas de Pinhal Novo já se respira e sente a festa grande. Os expositores estão montados, o arraial está pronto, os palcos,  para receber os espectáculos, fazem os últimos testes. Até terça-feira, 12 de Junho, o Pinhal Novo vai esquecer os problemas do país e do mundo. É tempo de Festa Grande e de festa rija. É tempo das sopas caramelas, dos chouriços assados, da vinhaça da boa, de reencontros com amigos e dos bailaricos dos Baila Ca Carroça. Ou como diz Manuel Lagarto, presidente da Junta de Freguesia, “não é em vão que as Festas do Pinhal Novo, são a cada ano que passa, e cada vez mais, Festas Populares. É assim porque são feitas por pinhalnovenses, a pensar nos pinhalnovenses e para os pinhalnovenses". E é assim há 22 anos!
Ao longo destas duas décadas, as Festas Populares de Pinhal Novo cresceram, destacando-se como sendo o evento mais aguardado do ano pela população da freguesia. À imagem dos anos anteriores, as Festas têm um tema. As deste ano recorda, com nostalgia, o "velhinho" bilhete de comboio.
"Um elemento que nos transporta para outros tempos, que representa uma memória do mundo ferroviário mas também uma memória da nossa história", dizia na apresentação das Festas, Herlander Vinagre, presidente da Associação que organiza as Festas Populares de Pinhal Novo. 
O "bilhete de comboio" será também a porta de entrada para uma viagem pela cultura caramela e pelas raízes profundas das gentes de Pinhal Novo. "O bilhete de comboio é interpretado como uma explosão de cores e modernidade, transmitindo o espírito de festa e alegria", sublinha Herlander Vinagre. 

João Pedro Pais, Jorge Fernando, Luciana Abreu  e Anselmo Ralph
João Pedro Pais abre as Festas e Anselmo Ralph fecha pelo meio ainda é possível escutar Jorge Fernando e um Tributo ao Queen pelos One Vision e a Banda da SFUA, e o espectáculo da PopularFM que, este ano, reúne no palco principal, Luciana Abreu, Luizinho de Portugal,  Cláudia Isabel, Luís Guilherme, Ricardo José e Anya Karin.
Pelas seis noite das Festas, muitos artistas vão passar pelo Pátio Caramelo e pelo Palco da Gastronomia. Mas são muitos os momentos de destaque com o movimento associativo em alta. Nos discursos oficiais o novo presidente da Associação das Festas Populares, Herlander Vinagre, apresentou o cartaz, a t-shirt alusiva ao certame e agradeceu a todos os que colaboram para “fazer mais uma grande edição destas festas” com um orçamento de 245 mil euros com o apoio financeiro e logístico da Câmara de Palmela e Junta de Freguesia de Pinhal Novo.
Durante as festas, não vão faltar as largadas, os eventos desportivos, concertos, folclore, procissão em honra do padroeiro da vila, muitos sabores para provar nas tasquinhas gastronómicas e, claro, muitos negócios. O maior desejo dos comerciantes, é que o negócio corra melhor do que nos anos anteriores.
As festas populares “têm vindo a crescer em número de visitantes, expositores e espaços”, diz a Associação das Festas Populares. Desde o seu início, em 1997, muita coisa mudou. Esta edição não apresenta muitas novidades.
A ampliação do espaço do artesanato para o Jardim José Maria dos Santos é para continuar, a exploração de parte da Alameda Alexandre Herculano também. A gastronomia vai continuar no parque de estacionamento da Estação nova, o palco principal na Praça da Independência e o associativismo na rua da Lagoa da Palha.
As Festas vão contar com cinco palcos. O Pátio Caramelo que vai acolher os concertos para os mais jovens, o Palco Gastronomia, que vai contar com seis espectáculos, o Palco de Associativismo, que vai apresentar grupos locais, fado, grupos corais e danças, o Polidesportivo, onde terão lugar as demonstrações de actividades como karaté, bailes, ginástica, dança, entre outras, e por fim o palco principal, na Praça da Independência, onde durante os seis dias de festa vão actuar os nomes grandes do evento.
A grande novidade do programa deste ano é mesmo o desfile - na noite de 9 de Junho - do 20º aniversário dos Bardoada- Grupo do Serrafo, na Avenida Alexandre Herculano.
"Será um grande desfile, que integra cerca de 12 escolas nacionais e internacionais de bombos. Esta é uma forma de aproveitarmos a nossa avenida, até porque ela é uma montra onde milhares de pessoas se juntam ao longo de todos os anos. O ano passado tivemos em desfile carnavalesco, este ano teremos este desfile. O que pretendemos é todos os anos ter uma novidade na avenida", sublinha Herlander Vinagre.

Autarcas orgulhosos nas "suas" Festas
Apresentação das Festas decorreu no Mercado Municipa
Para Manuel Lagarto, presidente da Junta de Freguesia de Pinhal Novo "a cada ano que passa, e já lá vão 22, as festas parecem mais novas. Elas são, em muitos aspectos, a imagem de Pinhal Novo. A imagem de uma freguesia jovem que se quer moderna, dinâmica e boa anfitriã". O autarca acredita que esta edição vai ser melhor que a do ano passado. "Espero uma grande edição das Festas Populares esta certeza é quase uma tradição a cada edição a festa tende a ser melhor que a do ano anterior”, salienta o autarca. Este é, "o resultado da pujança que esta iniciativa tem demonstrado ao longo dos anos".
Considerado o maior evento da freguesia, as festas populares fazem a população vibrar nestes primeiros dias de Junho. Álvaro Amaro conta que "estas são festas do povo, festas da rua em que a rua é uma festa de um lugar rural e cosmopolita. Dos pinhalnovenses e dos visitantes".
O presidente da Câmara de Palmela felicitou o grupo de pessoas que trabalha na realização desta iniciativa que "dá o melhor de si em prol das festas e da nossa terra. Já estão no terreno há muitos meses para colocar este certame a funcionar".
As Festas - como carinhosamente são conhecidas - são uma "referência da região e que contribui para fortalecer a auto-estima das gentes de Pinhal Novo na sua forma de fazer, de estar e de vincar a sua identidade. É uma montra desta terra da vitalidade do associativismo, dos agentes económicos, é um espaço onde todos querem estar", disse Álvaro Amaro.
2018 é o Ano Europeu do Património Cultural e, para o autarca, "esta festa é um exemplo do que de melhor se faz no concelho na gastronomia, no património, como é o caso da nossa Sopa Caramela" e pelo facto das Festas  constituírem "o esforço da identidade local, da cultura, das raízes e tradições caramelas e ferroviárias".
O presidente da Câmara de Palmela lembrou ainda "o prestigio e a capacidade de chamar e atrair mais gente para as festas populares, faz parte do património das festas do Pinhal Novo".

Festas das tradições caramelas 
Piquenique caramelo já é uma referência das Festas 

De resto, há toiros à solta nas largadas todos os dias. Há sardinhada, marchas populares, farturas, algodão doce, coiratos com pelo, febra na brasa, oportunidades de negócio, bifanas no pão, artesanato, feira franca, desporto, piquenique no jardim em homenagem a um dos fundadores das Festas [João Henrique], um passeio de pasteleiras, gaiteiros da Bardoada, foguetes às 8 da manhã, bailaricos de final de noite, tardes de fitness, torneio de malha e xadrez no jardim, folclore, procissão no domingo, muito moscatel a correr, imperial a sair, risos, encontros à beira de uma mesa de sopa caramela, livros na Feira do Livro. Depois há os filhos da festa, os Baila Ca Carroça, que prometem dançar todos os dias em redor de uma carroça e animar os milhares de visitantes que enchem as ruas da capital "do povo caramelo". As Festas encerram com um espectáculo de pirotecnia que a organização promete ser "surpreendente".

Consulte AQUI o programa das Festas Populares de Pinhal Novo


Paulo Jorge Oliveira  

Comentários