Dá um Gosto ao ADN

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Cidadãos contra "Arrábida sem carros" em Setúbal

"Não aceitamos esta decisão imposta sem ouvir e auscultar os setubalenses"

Um grupo de cidadãos que está contra o programa “Arrábida sem carros” organiza, a 10 de Junho, um protesto em Setúbal, para expressar o descontentamento da população com a solução encontrada pela autarquia para o acesso às praias. Em declarações à agência Lusa, Paulo Pisco, um dos membros do grupo lançado na rede social Facebook com o nome “Praia na Praça”, explicou que o movimento tem como objetivo expressar “o descontentamento da população de Setúbal em relação às medidas anunciadas pela Câmara Municipal de Setúbal para a gestão dos acessos às praias”. A Câmara  de Setúbal lançou, no dia 31 de Maio, o programa "Arrábida sem carros", que pretende limitar o acesso de viaturas de transporte particular às praias da margem direita do rio Sado.
Arrábida sem Carros entrou em vigor no último dia de Maio 

“Aquilo que pretendemos é dizer que não aceitamos esta decisão imposta sem ouvir e auscultar os setubalenses. Achamos que há outras possibilidades, isto não é uma inevitabilidade, mesmo tendo acontecido o que aconteceu no ano passado”, disse Paulo Pisco, referindo-se ao caos no estacionamento e no trânsito junto às praias.
A Câmara de Setúbal lançou, no dia 31 de Maio, o programa "Arrábida sem carros", que pretende limitar o acesso de viaturas de transporte particular às praias da margem direita do rio Sado.
De acordo com a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, este programa pretende "acabar com o caos e falta de condições de segurança no acesso às praias na serra da Arrábida".
Durante a época balnear, no troço da Estrada Nacional 379-1 compreendido entre a praia da Figueirinha e o portinho da Arrábida, só será permitida a circulação de viaturas de residentes, viaturas em serviço devidamente autorizadas, transportes públicos e viaturas de emergência e socorro.
Paulo Pisco adiantou à Lusa que na quinta-feira, dia em que entrou em vigor medida camarária, fez uma volta pela estrada nacional 379-1 e constatou a existência de “três postos com cancelas para barrar a passagem de trânsito”, cada uma com “um patrulheiro da câmara municipal e um GNR”.
Segundo Paulo Pisco, no ano passado a Câmara de Setúbal “já tinha assumido a responsabilidade” por aquele troço de estrada e “deixou acontecer aquele trânsito caótico”, considerando que, se a autarquia tivesse feito prevenção com um plano conjugado com as autoridades, o caos no trânsito poderia ter sido evitado.
“Houve abusos por parte dos automobilistas, uma vez que as praias ganharam outra dimensão do ponto de vista da sua notoriedade, com [a praia dos] Galapinhos a ser considerada a melhor praia da Europa”, lembrou Paulo Pisco.
Desta forma, o grupo “Praia na Praça” já contava com mais de 4 mil e 500  membros na rede social Facebook, apela à participação de todos e à comparência pelas 10:00 na Praça Du Bocage, em Setúbal, com o objetivo de expressar o descontentamento da população de Setúbal em relação às medidas anunciadas pela Câmara Municipal de Setúbal para a gestão dos acessos às praias.
Paulo Pisco esclareceu que o movimento “não está contra a autarquia, nem contra a melhoria da acessibilidade da Arrábida, mas contra as medidas especificas” encontradas como solução, considerando que “há alternativas”.

As alterações de trânsito 
A EN 379-1 tem trânsito condicionado até 16 de setembro com o objetivo de garantir a melhor solução de mobilidade para todos no acesso às praias do concelho, prevenir riscos relacionados com situações de emergência e socorro e melhorar as condições ambientais e de segurança das praias.
As medidas contemplam ainda a interdição total da circulação de automóveis ligeiros, nos dois sentidos, entre os parques de estacionamento da Figueirinha e do Creiro, durante o período das sete às 20 horas exceto para veículos autorizados, de duas rodas, veículos de emergência e transportes públicos e escolares.
É proibido o estacionamento neste troço, com exceção dos locais devidamente assinalados e autorizados para o efeito, sendo que os veículos de duas rodas podem estacionar longitudinalmente e sem ocupar a faixa de rodagem.
Outras medidas passam pela promoção da fiscalização do estacionamento ilegal pelas entidades competentes e da disciplina da circulação de viaturas fora das zonas identificadas – Parque do Outão, Figueirinha e Creiro.
O reforço da fiscalização do estacionamento abusivo na Praia de Albarquel também está previsto.
A estratégia define que os veículos de duas rodas e dos concessionários apenas podem estacionar nos locais indicados para o efeito, o mesmo sucedendo com o transporte escolar para a tomada e largada de passageiros.
Quanto à aposta no uso do transporte público para o acesso às praias da Arrábida apenas será possível com a disciplina da circulação viária em transporte individual e do estacionamento.
Para tal, as interdições de circulação e a definição de locais específicos de estacionamento são acompanhadas da colocação de impedimentos físicos nas bermas da estrada a partir do Hospital do Outão.
Em período de discussão pública está ainda o Projeto de Regulamento Específico de Zonas de Estacionamento Controlado na Praia da Figueirinha, que inclui o ordenamento do estacionamento e a aplicação de um regime tarifado entre as oito e as 19 horas.
É também criado de um serviço de autocarros de ligação às praias da Arrábida durante a época balnear, entre parques de estacionamento de rebatimento localizados na cidade e as praias.
Assim, há novas carreiras entre o Parque da Secil e a Praia da Figueirinha, entre as estações rodoviária e ferroviária e a Figueirinha, entre o Alegro e a Figueirinha, entre a Casa da Baía e a Praia de Albarquel e entre Brejos de Azeitão e o Creiro.
Para garantir o acesso às praias no troço cortado ao trânsito automóvel individual, é criado um serviço de vaivém gratuito em minibus entre a Figueirinha e o Creiro, com frequência de vinte em vinte minutos, a funcionar das nove às 19h30.

Agência de Notícias com Lusa 

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010