Autarcas estiveram três dias em Ermidas Sado

Freguesia de Santiago do Cacém está em crescimento em todas as áreas  

A presidência nas freguesias visitou, este mês, a Freguesia de Ermidas-Sado, em Santiago do Cacém. O presidente da Câmara, acompanhado dos vereadores com pelouros, do executivo da Junta e de técnicos das respetivas áreas percorreram a Freguesia num contacto direto com a população, coletividades e empresários. O presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, fez um balanço positivo destes três dias de visita à Freguesia de Ermidas-Sado. “Porque é sempre uma oportunidade de aprofundarmos o nosso conhecimento sobre as freguesias. A presidência nas freguesias em Ermidas-Sado ficou marcada com a assinatura de um acordo entre as Câmaras de Santiago do Cacém e Grândola para a requalificação do troço na Estrada Municipal 545 – Faleiros e a ponte da Ribeira de Corona.
Autarcas de Santiago atentos aos problemas de Ermidas-Sado

Foi, ainda, anunciado durante a visita à Ambilital um investimento de 10 milhões de euros e o aumento em 30 por cento dos atuais 50 postos de trabalhos. “O objetivo é cada vez mais reciclar e enterrar menos. Inclusive, tivemos a oportunidade de ver um investimento num equipamento de aproveitamento energético de gases” explicou o  presidente da Câmara de Santiago do Cacém. Álvaro Beijinha ressalvou a resposta “importantíssima que a Ambilital dá, não só economicamente, no tratamento dos resíduos de todos os municípios associados”.
A comitiva teve a oportunidade de ver os investimentos recentes da autarquia nomeadamente na EB1, “uma obra muito importante de requalificação profunda. Esta escola tem agora condições completamente diferentes, e no âmbito do projeto “Insucesso Zero” foi dotada com o sistema de quadros interativos, que permitem uma aprendizagem diferente.” Ainda na vertente educativa os eleitos visitaram os mais pequenos na Creche e Jardim de Infância “Toca do Trincas”.
O périplo pela Freguesia continuou com o encontro com os responsáveis da Cruz Vermelha Portuguesa em Ermidas-Sado. Autarcas e técnicos ficaram a par do trabalho aí desenvolvido. Foram visitadas as instalações da Associação de Apoio e Desenvolvimento Integrado de Ermidas-Sado, onde os eleitos conversaram com os responsáveis da instituição e confraternizaram com os utentes. Outro dos pontos de paragem foi o Vitória Futebol Clube.
O segundo dia foi dedicado às atividades económicas. A comitiva percorreu o Parque de Empresas de Ermidas-Sado contactando com os empresários de modo a medir o pulso dos negócios locais. Álvaro Beijinha sublinhou os “investimentos mais relevantes como a fábrica da MareDeus, estamos a falar do maior empregador privado do Concelho, são cerca de 280 postos de trabalho, com um volume de negócios significativo”.
Ficaram ainda a conhecer o projeto do futuro hotel que vai nascer na Avenida Manuel Joaquim Pereira. Já implementada em Ermidas-Sado, a Residencial São Paulo mostrou que se tem modernizado de modo a estimular o negócio.

 Arruamentos e pavimentações em discussão 
Há cada vez mais empresas a instalarem-se na freguesia 
Continuando no âmbito económico, a comitiva foi recebida na  Sociedade Industrial Alentejo e Sado, que se dedica à produção de farinhas e sêmolas de cereais, e a rações para animais. O autarca destacou que “esta empresa é outra das grandes empregadoras do concelho, com um volume de negócios muito significativo no Distrito de Setúbal. Não posso deixar de referir a Oceanic que tem a sua sede em Ermidas-Sado e, também, é uma das empresas que mais fatura no Distrito. Por isso, assistimos aqui a uma grande dinâmica empresarial, à qual se junta um conjunto de negócios ligados aos alumínios e caixilharias com expressão ao nível da criação de emprego. Álvaro Beijinha concluiu que a Freguesia de Ermidas-Sado “vive momentos de muita dinâmica”.
Os eleitos e técnicos das áreas percorreram ainda as ruas da vila de Ermidas-Sado, de Ermidas Aldeia e da localidade de Vale da Eira num contacto direto com a população. “Sabendo nós que nesta Freguesia há um problema de fundo em termos de arruamentos e pavimentações, a autarquia tem feito um esforço enorme nos últimos anos com grandes investimentos. O que tem sido possível graças à parceria estreita com a Junta de Freguesia, algo que não aconteceu no passado, o que faz com que haja um passivo grande que estamos a tentar resolver.” O dia terminou com uma reunião com representantes das associações locais.
Outro dos equipamentos que mereceu atenção foi a Estação de Água do Sistema Adutor Sado-Morgavel. Trata-se de um sistema de Água Industrial que tem origem no Rio Sado e compreende a captação, a adução, o tratamento, a armazenagem e a distribuição à Zona Industrial e Logística de Sines.
Ermidas-Sado é também uma freguesia com vertente rural. Nesse sentido foi visitada a Vacaria da Bica Nova, explorada por um cidadão holandês, que tem no total 220 animais dos quais 80 vacas leiteiras. Produzindo 600 mil litros de leite por ano, que são vendidos a cooperativas nacionais e, posteriormente, comercializados em nome de marcas bem conhecidas. A reunião com o Futebol Clube Ermidense fechou o programa destes três dias de visita.

Agência de Notícias com Câmara de Santiago de Cacém 

Comentários