Setúbal vai ficar (ainda) mais bonita

Mega operação de voluntariado realiza-se de 18 a 20 de Maio 

A oitava edição do Setúbal Mais Bonita, o maior projeto de voluntariado desenvolvido em Portugal na área da requalificação urbana, realiza-se nos dias 18, 19 e 20 de Maio com perto de duas centenas de intervenções de beneficiação em todo o concelho. A campanha, promovida pela Câmara de Setúbal em parceria com as juntas de freguesia, com diversos apoios mecenáticos e patrocínios, envolve ações como pinturas de fachadas de habitações e de outros edifícios e estruturas do espaço público, reparação de mobiliário urbano, remodelação e criação de áreas verdes e limpezas. "Esta edição integra intervenções como a pintura com gradiente de cor de duas escadarias de grandes dimensões na zona da Urbisado, denominadas Horta do Marco e Rio da Figueira", explica a autarquia sadina em comunicado. 
Milhares de voluntários irão deixar o concelho mais bonito 


Outra ação mediática é a reabilitação completa do Largo Poço das Fontainhas, com uma intervenção artística dos graffiters do grupo Explicit Citizens, com apoio de voluntários, enquanto artistas da associação Artiset contribuem para a criação de um mural na zona das Hortas Urbanas de Setúbal, nas Amoreiras.
Esta edição do Setúbal Mais Bonita, com mais de centena e meia de intervenções em todas as freguesias do concelho e cerca de três dezenas em escolas e jardins de infância, envolve ainda a reabilitação e pintura decorativa de vários túneis, a beneficiação de espaços verdes da zona do Anfiteatro Caminho dos Pescadores e a pintura completa dos campos de futebol dos Amarelos e da Cova da Canastra.
O Centro Comunitário da Aldeia Grande também é alvo de intervenções, com reparação e pintura de diversas estruturas, numa iniciativa da associação de moradores local.
Estas são apenas algumas das perto de duzentas intervenções e realizar durante três dias, algumas delas propostas pelos próprios voluntários e por instituições, com o objetivo de envolver a população no esforço coletivo de embelezamento do concelho, no espírito de município participado.
A campanha inclui intervenções em mais de trinta estabelecimentos de ensino, asseguradas pela comunidade educativa, de jardins de infância a escolas secundárias, as quais, na grande maioria dos casos, decorrem no primeiro dia, 18 de Maio, com os dois dias seguintes, o fim de semana, a serem dedicados às beneficiações do espaço público.
Destaque ainda, no fim de semana seguinte, a 26 de Maio, para uma ação deteam building de larga escala de uma empresa, com perto de duzentos voluntários, que resulta na pintura e decoração com flores de um muro no Casal das Figueiras.
Para mais informações deve ser consultada a página do projeto, em facebook.com/setubalmaisbonita.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

Comentários