Dá um Gosto ao ADN

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Pinhal Novo iniciou construção de novo centro de Saúde

Aspiração antiga da freguesia vai ser uma realidade

Já foi lançada esta semana a primeira pedra da Unidade de Saúde Familiar de Pinhal Novo – Sul, uma obra muito aguardada pela população.No lançamento da empreitada, na freguesia de Pinhal Novo, concelho de Palmela, participaram o presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro, o presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco, e a secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos. A obra será concretizada através de um contrato-programa celebrado entre o Município e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. O projecto, cujo valor ascende a um  milhão de euros, contará com o apoio financeiro da União Europeia, no âmbito do Portugal 2020, de aproximadamente 550 mil euros. Prevê-se que esteja a funcionar em Maio do próximo ano. 
Obras do novo centro de saúde já começaram 

A par da execução dos projectos de arquitectura e especialidades, lançamento da empreitada e respectiva fiscalização. A participação do Município passou ainda pela cedência do terreno em 2008 – três mil metros quadrados junto à Quinta do Pinheiro, no lado sul da vila – e passa por diversas obras de arranjo da envolvente ao edifício, como a construção do arruamento, estacionamentos e ligações ás redes de águas e esgotos.
Dimensionado para cerca de 15 mil  e 200 utentes, o novo equipamento vai nascer num terreno cedido formalmente pelo Município de Palmela ao Ministério da Saúde. De acordo com o projecto, deverá ter 12 gabinetes de consulta, três de enfermagem e duas salas de tratamento, entre outras instalações, prevendo-se que esteja concluído em Maio de 2019.  O novo equipamento vai ainda dar resposta às mais de nove mil  pessoas sem médico de família em Pinhal Novo, Venda do Alcaide e Olhos d´Água.
Álvaro Amaro, presidente da Câmara de Palmela, recordou o processo que remonta a 2001 e que uniu população e autarquia numa luta para tornar realidade a construção da obra.
"Eu creio que estamos todos felizes e que nos recordamos de algumas noites passadas à porta do Centro de Saúde; de uma inauguração simbólica que aqui fizemos em 2011(...) Nós chegamos a conhecer, entre 2001 e 2011 dois projetos para o Pinhal Novo neste espaço... Em primeiro lugar, quero saudar os pinhalnovenses pela sua determinação, luta, pelas suas chamadas de atenção, que sempre procuraram tornar realidade este sonho", sublinhou Álvaro Amaro.
O autarca recordou ainda o simbolismo do arruamento onde se situa a Unidade de Saúde Familiar, a Rua Manuel Veríssimo da Silva, "que foi um dos grandes médicos de Pinhal Novo, chamado, também, o médico do povo e um homem que chegou, inclusivamente, antes do 25 de Abril, a ser perseguido e preso pela PIDE".

Agência de Notícias com Câmara de Palmela

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010