Mundo rural mostra-se em Santiago do Cacém

Santiagro arranca esta quinta-feira e espera 40 mil visitantes 

O Mundo rural vai estar em destaque entre os dias 31 deste mês e 3 de Junho em Santiago do Cacém. A 31.ª edição da Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo – quer mostrar as potencialidades do concelho e espera receber mais de 40 mil visitantes. O destaque desta feira vai para as áreas da agricultura, pecuária, floresta e do cavalo. Além das atividades na área do picadeiro, a charanga da GNR com desfile pelas ruas da cidade é uma das grande novidades deste ano. A mostra de equinos, ovinos, caprinos e bovinos conta com mais de 250 animais. Ao nível dos expositores, a Santiagro tem este ano mais de duas centenas. Colóquios, passeios de carroça, batismos equestres ou provas de produtos locais são outras das propostas. No cartaz musical brilham os Calema (31 de Maio), Wet Bed Gang (1 de Junho), Fernando Daniel (dia 2) e Richie Campbell (dia 3).
Feira decorre de 31 de Maio a 3 de Junho 

A 31.ª edição da Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo, que se realiza entre 31 de Maio e 3 de Junho no Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém, espera receber este ano cerca de 40 mil visitantes.
A conferência de imprensa de apresentação do certame teve lugar no espaço de turismo rural Casas de Miróbriga, em Santiago do Cacém, com a presença do presidente da câmara, Álvaro Bejinha. Com um orçamento a rondar os 230 mil euros, a feira é “uma montra das potencialidades do concelho”, salientou o autarca, dando destaque às questões ligadas ao mundo rural, como agricultura, pecuária, floresta e setor equestre.
“Apostamos em projetos inovadores, que têm grande expressão e importância no município”, sublinhou Álvaro Bejinha.
“As expetativas são claramente otimistas uma vez que trabalhamos no sentido de ter uma grande feira a vários níveis a começar pelo cartaz que, este ano, está muito voltado para a juventude”, adiantou o autarca.
Com um orçamento de 230 mil euros, a feira que procura ser “uma montra das potencialidades do concelho”, vai contar com mais de 200 expositores e novidades não vão faltar.
“A procura é sempre maior à oferta e ano após ano percebemos o interesse dos empresários em estarem representados no certame. Vamos apresentar o espaço Natura dedicado às crianças onde vamos ter um conjunto de atividades, entre elas um Planetário, um projeto que se insere numa candidatura ligada à área da educação e vários circuitos de Tuk-tuk que vão estar disponíveis durante a feira”, adiantou o autarca que espera que a afluência de visitantes possa “ultrapassar as quarenta mil pessoas” com uma média de “dez mil por dia”, disse Álvaro Beijinha.

Destaques do programa 
Além das atividades na área do picadeiro, a charanga da GNR, com desfile pelas ruas da cidade é uma das grande novidades deste ano. Esta charanga é única no mundo a executar nos três andamentos do cavalo, passo, trote e galope, marchas militares e trechos de música ligeira.
Para as crianças e bebés, foram criados espaços próprios, como o espaço Natura, onde será projetado cinema imersivo a 360º sobre temas relacionados com a natureza. Este espaço está inscrito na candidatura da autarquia a fundos comunitários Insucesso Zero | Igualdade na Educação.
A exposição de equinos, ovinos, caprinos e bovinos conta com mais de 250 animais. Ao nível dos expositores presentes, a Santiagro 2018 conta com mais de 200, com muitas novidades.
"Showcookings" pelo chef André Lopes e os MasterChef juniores António e João Miguel, colóquios, demonstração de arte da cocaria, passeios de carroça, batismos equestres, provas de produtos locais, demonstração de horseball e uma gala equestre são algumas das propostas para esta edição.
Durante os quatro dias da feira, o cartaz musical vai contar com os espetáculos de Calema (31 de Maio); Wet Bed Gang (1 de Junho); Fernando Daniel (2 de Junho) e, para o encerramento, Richie Campbell (3 de Junho).
A música continua durante as madrugadas, assegurando a animação pelos DJ Nomaka, ChristianF, RMG e Dadão.

Agência de Notícias 
Foto: Câmara de Santiago do Cacém 
Leia outras notícias do dia em 


Comentários