Montijo promove Festa da Flor de 25 a 27 de Maio

Festa para animar, encantar e surpreender montijenses e visitantes

Depois do sucesso de anteriores edições, de 25 a 27 de Maio, a arte floral volta a invadir o Montijo e todos os caminhos vão dar à capital da flor. Durante três dias, a Câmara Municipal associa-se ao Forum Montijo com o lema “Juntos Por um Montijo mais Florido” para honrar as actividades socioeconómicas da região, através de actividades de arte floral, decorações expostas, workshops, acções de responsabilidade social e muito mais. As actividades são gratuitas e esperam pela visita de toda a família. No dia 24 de Maio, às 16 horas terá lugar no Forum Montijo, a apresentação pública da programação da Festa da Flor. O pontapé de saída para três dias de muita festa, cor e sabor, naquela que já é considerada a Capital da Flor!
Festa da flor começa esta sexta-feira 

Animação de rua com vasos de flores andantes, animação infantil, workshops de arte floral, música e espectáculo DJ ao vivo são algumas das sugestões para um fim-de-semana em festa. Ao longo de três dias, crianças e séniores estarão envolvidos em diversas actividades que promovem um encontro de gerações com a tradição da região e que sensibilizam os mais novos para a importância da flor.
“Repor e Cuidar É Educar” e “Veste o teu Passarinho” pretendem envolver os mais novos com a região e tradição. Uma através da colocação de bandeirolas nas floreiras e canteiros do centro histórico da cidade com mensagens de sensibilização para a conservação das flores. Outra, convidando os mais pequenos a personalizar, através da pintura, os Passarinhos de Portugal, um instrumento de música com 400 anos de história feito em roda de oleiro.
Neste momento já é visível a instalação aérea de chapéus de chuva em flor na Rua Almirante Cândido dos Reis, que ficará exposta até ao final do mês de agosto, conferindo mais cor à principal rua comercial do centro da cidade.
A abertura da Festa da Flor, no dia 25 de Maio, às 10 horas, na Praça da República conta com a presença da Miss Capital da Flor. Neste dia, crianças das escolas básicas do concelho participam na ação de sensibilização Repor e Cuidar É Educar, colocando bandeirolas nas floreiras e canteiros do centro da cidade. O primeiro dia da Festa da Flor termina com a atuação do reconhecido DJ Franscico Gil, a partir das 22 horas, na Praça da República.
No dia seguinte, 26 de Maio, a Festa da Flor prossegue com Arte Urbana ao Vivo: a partir das 10h30, o ilustrador João Rodrigues vai pintar um mural na montra de uma antiga sapataria na Rua Almirante Cândidos dos Reis. Para os mais novos, pelas 11 horas, no palco junto à Galeria Municipal, decorre a Hora do Conto e o Atelier de Artes Plásticas Vamos Construir uma Grinalda. Às 15 horas, no Espaço Lounge da Praça da República tem lugar um Workshop de Arte Floralcom Luís Saboia e às 16 horas uma degustação de produtos regionais. Pelas 21h30, o Grupo Teatro Sem Limites da Universidade Sénior do Montijo apresenta alguns excertos da revista à portuguesa Da Gerigonça ao Aeroporto.
A programação da Festa da Flor conta, ainda, no dia 27 de Maio, às 10h30, com o Coro Juvenil do Conservatório Regional de Artes do Montijo e às 15 horas, com um Workshop de Arte Floral no Forum Montijo. No mesmo dia, às 16 horas, há Dança na Praça da República com o grupo Mad G Wine e a Escola de Artes Sinfonias & Eventos. Às 18 horas no palco junto à Galeria Municipal terá lugar um Concerto com Solistas da Metropolitana.

Divulgar a capital da flor 
Mas há mais! “Mulher Árvore” e “Homem Primavera” vão percorrer a baixa da cidade e convidar crianças e jovens a juntar-se aos workshops de arte floral, para alguns truques e dicas sobre como manter as flores vivas por mais tempo. Além disso, será inaugurada numa das principais praças da cidade uma estrutura aérea de chapéus-de-chuva floridos.
Para os mais gulosos, a Degustação de Produtos Regionais será um dos momentos altos: enchidos e produtos transformados da carne de porco e massinha de peixe confecionada por pescadores convidam todos os que se juntarem a conhecer os mais tradicionais sabores da região.
A Festa da Flor é promovida pela Câmara do Montijo e pela Associação de Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais. "Este ano, para além da colaboração da Comissão da Baixa do Montijo, o evento tem como parceiro o Forum Montijo, apostando no lema Juntos por um Montijo mais florido com o objetivo principal de divulgar e promover o reconhecimento do Montijo enquanto Capital da Flor", diz a autarquia em comunicado.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários