Dá um Gosto ao ADN

terça-feira, 29 de maio de 2018

Gastronomia inova no Festival do Peixe em Setúbal

 Sessões de cozinha ao vivo e doces com sabor a peixe 

O pescado da costa setubalense recebeu destaque suplementar nas ementas dos restaurantes do concelho sadino entre os dias 25 e 27, durante o Festival do Peixe, certame que incluiu sessões especiais de degustação com surpresas tão originais como um pastel de choco. Perto de quatro dezenas de restaurantes reforçaram as sugestões de pratos à base de peixe durante os três dias do festival gastronómico, organizado pela Câmara de Setúbal, em parceria com a Docapesca, no âmbito da Semana do Mar e do Pescador e da promoção da marca Setúbal Terra de Peixe. Além dos menus dos restaurantes inspirados na riqueza da variedade piscícola da costa setubalense, o certame proporcionou momentos para se provar a qualidade do pescado local, com algumas das propostas a surpreenderem pela criatividade das confeções.
Festival de Peixe decorreu no fim de semana em Setúbal 

Pela Casa da Baía, centro de promoção turística de Setúbal, foram desvendados segredos e ensinadas técnicas para se retirar o melhor dos sabores do peixe setubalense.
No total, realizaram-se três sessões de cozinha ao vivo, conduzidas pelos chefs Ana Rita Gonçalves, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e especialista em cozinha macrobiótica, Patrícia Borges, autora de livros gastronómicos e investigadora e especialista na área da inovação da indústria alimentar, em particular na utilização de recursos marinhos menos valorizados, e Miguel Bértolo, especialista em sushi, nomeadamente em washoku, a cozinha tradicional nipónica.
Na Casa da Baía decorreram ainda degustações de pratos apresentados por restaurantes locais.
As propostas passaram pelo choco frito, a cargo da Adega Leo do Petisco, cataplana de peixe e cavala sobre salada, do Cantinho dos Petiscos, e arroz de amêijoa com filetes de garoupa, cogumelos recheados e croutons de bacalhau e lulas de tomatada com puré de batata, do Novo 10.
As sugestões de degustação incluíram, também, coentrada de tamboril e um prato de bacalhau, pelo restaurante Convés, filetes de sardinha frita, do Rebarca, massa rica à pescador e feijoada de choco, da Ribeirinha do Sado, carapaus alimados, do Solar do Marquês II, e raia à pescador, da Taberna Grande.

Viagem pela doçaria com sabor a peixe...
Doçaria de Peixe atraiu centenas de pessoas 
O dia 27 acabou por ser o dia mais doce de todos, com uma sessão muito especial intitulada Doçaria com Peixe, iniciativa destinada a apresentar propostas de doces e sobremesas feitos à base de peixe.
Panna cotta com carapau caramelizado, pelo chef Álvaro Santos, choco, ova de choco e chocolate, pelo chef Mikael Moreira, e pastel de choco de Setúbal, pelo chef Nuno Gil, foram algumas das surpreendentes sugestões que conquistaram olhares e palatos das centenas de pessoas que viveram a experiência Doçaria com Peixe, na Casa da Baía.
A atividade contou, igualmente, com os contributos de espaços comerciais, caso do Batikanos, com um doce feito à base de choco, da Confeitaria da Arrábida, com bolas de Berlim com doce de ovo e pescada, e da Geladaria Valenciana, com atum selado com redução de moscatel, crepe e sorvete de limão com especiarias.
Ao nível da restauração, participaram no Festival do Peixe de Setúbal A Casa do Peixe, A Barreira, A Vela Branca, Adega do Zé, Adega dos Garrafões, Adega Leo do Petisco, A-Mar Setúbal, Bombordo, Cantinho dos Petiscos, Casa do Mar, Casa Lagarto, Copa D’Ouro, Ferribote, Mar Azul, Nova Taberna o Pescador, Novo 10, O Alface, O Batareo, O Bote, O Convés, O João do Peixe, O Nau e O Praxedes.
A lista contou, ainda, com Petisqueira O Manuel, Poço das Fontainhas, Rebarca, Restinguinha, Ribeirinha do Sado, Solar do Marquês II, Taberna de Azeitão, Taberna Grande, Taberna Típica O Pescador II, Tasca da Fatinha, Tasca das Marés, Tasca do Xico da Cana, Tasca Kefish, Ti Prudência, Verde e Branco e Zagaia.
"O Festival do Peixe de Setúbal contribui para a estratégia municipal de reforço do posicionamento do concelho ao nível da gastronomia, sobretudo com o peixe, e de estímulo da restauração local e da sua participação em atividades de promoção local enquanto destino turístico de excelência", explica a Câmara de Setúbal em comunicado.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010