Feira de Maio arranca quinta-feira na Moita

Quatro dias de muita animação para celebrar as tradições 

É já entre 24 e 27 de Maio que a vila da Moita recebe a Feira Regional de Maio, abrindo assim o ciclo das festas populares no concelho da Moita. As tradicionais largadas de toiros, na Avenida Dr. Teófilo Braga, uma corrida de toiros, na Praça Daniel do Nascimento, o VII Almoço da Feira, transformando a Rua 5 de Outubro numa grande esplanada, a exposição e desfile de carros antigos e clássicos, a Mostra de Artesanato, no recinto da feira, e os habituais divertimentos são algumas das iniciativas previstas para esta Feira de Maio. No programa deste ano, destacam-se ainda o XIX Concurso da Vaca Frísia e 1ª Mostra Caprileite que decorre entre 25 e 27 de Maio, no Pavilhão Municipal de Exposições, na Moita, o 1º Concurso do Arroz Doce, e a Biofesta – 14ª Mostra de Projetos e Produtos Biológicos, no dia 27 de Maio, no Largo Conde Ferreira. A animação vai ser preenchida com o espetáculo de dança “Rock in Moita”, espetáculo de blues com Them Sack’s a Potatoes, espetáculo musical com Belito de Campos, o encontro com “Tradição, Sevilhanas e Flamenco” e um espetáculo de fados, nos dois palcos da Praça da República.
Feira de Maio abre as "festas populares" do concelho da Moita 

O Pavilhão Municipal de Exposições, na Moita, volta a receber, entre 25 e 27 de Maio, o XIX Concurso da Vaca Frísia, este ano com uma novidade, a 1ª Mostra Caprileite.
Depois de um interregno de 15 anos, a Câmara da Moita retomou, em 2017, a realização do Concurso da Vaca Frísia, dando visibilidade a esta atividade agropecuária – produção de leite –, tão importante para a economia do concelho da Moita.
O XIX Concurso da Vaca Frísia inicia-se com uma Conferência marcada para o dia 25 de Maio, pelas 15 horas, no auditório da Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita com dois temas principais: “Como Garantir o Futuro do Nosso Efetivo: Aspetos Essenciais da Recria”, pelo Professor Dr. Ricardo Bexiga, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, e “Leite é Vida – Um Projeto de Produtores para Consumidores”, pela Dr.ª Marisa Costa – Leite é Vida/APROLEP.
A abertura oficial deste certame está agendada para as 18 horas do dia 25 de Maio, no Pavilhão Municipal de Exposições.
Ainda no dia 25, às 21h30 vai decorrer o espetáculo equestre “Alma Ibérica”, pela Associação de Romeiros da Tradição Moitense e convidados.
Para o dia 27 de Maio, estão previstos os dois Concursos da Vaca Frísia – Vacas Jovens e Vacas Adultas – às 15 e às 21h30, respetivamente.
No último dia da feira, às 10h30, vai realizar-se a 1ª Mostra Caprileite, e às 15 horas o 1º Concurso do Arroz Doce da Moita.
O Pavilhão Municipal de Exposições pode ser visitado no dia 25 de Maio, das 18 às 24 horas, no dia 26, das 10 às 24 horas, e no dia 27, das 10 às 20 horas. A entrada é gratuita.
Esta iniciativa decorre em simultâneo com a  Feira Regional de Maio, a decorrer na Moita de 24 a 27 de Maio.

Mostra de Projetos e Produtos Biológicos
A Biofesta – Mostra de Projetos e Produtos Biológicos, já na sua 14ª edição, vai realizar-se no dia 27 de Maio, no Largo Conde Ferreira, na vila da Moita, integrada no programa da tradicional Feira de Maio, e resulta de uma parceria entre a Câmara da Moita e o Centro de Formação das Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita.
A Biofesta é "um evento que decorre em ambiente informal e descontraído, onde são divulgados não só os projetos das hortas biológicas escolares, mas também os produtos hortícolas de micro-produtores locais e comercializados diversos produtos biológicos certificados", explica a Câmara da Moita.
O programa da Biofesta conta com workshops, degustação de snacks e refeições saudáveis, atividades lúdicas e pedagógicas para crianças, exposição de espantalhos e animação musical.

Veja aqui o programa completo da Feira de Maio na Moita

Agência de Notícias com Câmara da Moita 

Comentários