Espaço FAVO nasce no antigo Mercado de Alhos Vedros

Antigo mercado ganha nova vida para receber movimento associativo

Encontram-se já em fase de conclusão as obras de revitalização do edifício do Mercado Municipal de Alhos Vedros, no âmbito do Programa Municipal de Reabilitação Urbana da Moita 2025. A intervenção levada a cabo pela Câmara Municipal teve por "objetivo não só reabilitar o edifício, que se encontrava desativado e obsoleto, mas também o espaço envolvente, por forma a dinamizar este local, integrado na Área de Reabilitação Urbana de Alhos Vedros Centro", diz a Câmara da Moita em nota de imprensa enviada à ADN-Agência de Notícias.  
Novo equipamento destina-se a acolher artes e ofícios 


No antigo Mercado, que se denominará Espaço FAVO – Fábrica de Artes Visuais e Ofícios, vai assim nascer um novo equipamento coletivo destinado "a ser utilizado pelo Movimento Associativo e a acolher residências artísticas, feiras e eventos relacionados com as artes e ofícios", diz a autarquia.
Os trabalhos incidiram sobretudo na remodelação do espaço interior do antigo mercado e infraestruturas necessárias à sua nova utilização, eliminando-se também "as barreiras arquitetónicas existentes. Ao nível do exterior, houve a preocupação de conferir ao novo equipamento um aspeto mais contemporâneo e arrojado, beneficiando-se igualmente o espaço envolvente, através do enquadramento paisagístico e ajardinamento já concretizado pelos serviços municipais", sublinha a Câmara da Moita.
A revitalização do antigo Mercado Municipal de Alhos Vedros é um dos projetos incluídos no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano e representa um investimento municipal de 75 mil 135 euros, cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do programa Portugal 2020.

Agência de Notícias com Câmara da Moita

Comentários