Dá um Gosto ao ADN

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Enoturismo é aposta na festa dos vinhos de Palmela

Produção vitivinícola de Palmela mostra-se até domingo 

A 23.ª edição da Mostra de Vinhos volta a realizar-se na aldeia de Fernando Pó, de 11 a 13 de Maio, no concelho de Palmela, uma iniciativa em que o público tem a oportunidade de provar os melhores néctares e onde os vinhos de Palmela são os protagonistas. O evento tem a duração de três dias e vai contar, para além da prova de vinhos, com concursos, gastronomia, passeios e muita animação musical em pleno coração vitivinícola da Península de Setúbal, nas renovadas instalações da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó. A iniciativa permite que o público prove e adquira uma vasta gama de vinhos das adegas sediadas no concelho, contacte com empresas produtoras e conheça os rostos que estão por detrás das marcas. Durante os três dias vai ser possível participar num conjunto diverso de atividades enoturísticas que vão desde passeios a pé ou em bicicleta pelos jardins das vinhas.
Álvaro Amaro e Andreia Bento na apresentação do evento 
Com um programa recheado de animação e várias propostas de actividades enoturísticas, o certame encontra-se, este ano, num ponto de viragem, realizando-se, pela primeira vez, no novo pavilhão da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, inaugurado no verão passado, fruto de uma candidatura do Município ao Portugal 2020, no âmbito do projecto Centro Rural Vinum.
"Com um espaço renovado, mais conforto e os vinhos multi-premiados desta região vinícola, estão reunidas as condições para um fim de semana que promete", diz Andreia Bento, presidente da Comissão Organizadora da Mostra de Vinhos em Fernando Pó.
"Estarão disponíveis para prova pelo público 28 vinhos tintos e 17 brancos do concelho de Palmela, e os 10 Melhores Vinhos do Ano, escolhidos em prova cega pela Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, que serão divulgados pelas 15 horas de domingo", diz Andreia Bento.
Além dos vinhos para prova e a concurso, a mostra conta com 26 pavilhões de produtos do concelho de Palmela (queijos, compotas, doçaria, entre outros), um espaço com várias propostas gastronómicas e uma exposição de alfaias e máquinas agrícolas.
O habitual colóquio técnico, dinamizado pela Associação de Viticultores do Concelho de Palmela, debate, este ano, “a importância da formação no sector vitivinícola, não só no tema específico da vinha e do vinho, mas também em áreas como a segurança, a legislação ou o marketing, para uma acção cada vez mais qualificada e profissional.
Pela primeira vez, a Mostra de Vinhos em Fernando Pó será um Eco Evento Amarsul, certificação atribuída pela empresa multimunicipal a iniciativas que apostem na separação de resíduos valorizáveis.
As entradas têm o valor simbólico de dois euros e a aquisição do copo oficial da Mostra, no valor de três euros, garante o acesso à prova de todos os vinhos a concurso.
A organização do certame é da responsabilidade da Comissão Organizadora da Mostra de Vinhos em Fernando Pó e da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, e o Município de Palmela atribui apoio financeiro no valor de 2500 euros e apoio logístico no valor de seis mil euros.

Um fim de semana no “jardins de vinhas”
Novo pavilhão estreia-se na Mostra de Vinhos de Fernando Pó 
A paisagem das freguesias rurais de Poceirão e Marateca, no coração da região de Setúbal, é fortemente marcada pelos imensos “jardins de vinhas”, património do riquíssimo conjunto de adegas e empresas familiares, que mantêm bem viva a actividade vitivinícola, de tradição milenar por estas paragens.
A aldeia vinhateira de Fernando Pó está no centro deste território, sendo, por isso, local privilegiado para conhecer as terras onde frutificam as uvas que dão origem a alguns dos melhores vinhos do mundo, contactar com os produtores e desfrutar de produtos de grande qualidade. A pé, de bicicleta ou de comboio, são várias as propostas para descobrir Fernando Pó, as suas adegas e a região envolvente.
Destaque para o programa “À Descoberta das Vinhas do Sado – Fernando Pó”, no dia 12 de Maio, com embarque em Lisboa. Organizada pela Casa Ermelinda Freitas, a Fernão Pó Adega, a Adega Filipe Palhoça, a Câmara de Palmela e a On Innovation, em parceria com a CP – Comboios de Portugal e o apoio da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, a actividade propõe visitas guiadas às adegas e experiências gastronómicas.
O showcooking com o Chef João Feliciano e o minicurso de iniciação aos vinhos com o enólogo Jaime Quendera são mais algumas propostas a não perder.

Agência de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010