Apoios incentivam reabilitação urbana em Setúbal

Autarquia explicou as propostas do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas

A importância do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas para a revitalização das cidades, aliada ao crescimento sustentável, foi destacada nesta terça-feira, numa sessão realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Perante uma sala praticamente cheia, a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, garantiu que a autarquia “recebeu de braços abertos este programa de incentivo à reabilitação de edifícios degradados” e vai dar “o melhor acolhimento possível aos investidores e proprietários interessados em candidatarem-se”. O Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas 2020 reúne diversas fontes de financiamento, quer fundos europeus do Portugal 2020, quer fundos provenientes de outras entidades como o Banco Europeu de Investimento e o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, num total de 1400 milhões de euros com condições especiais de financiamento.
Setúbal atenta aos programas de reabilitação urbana 

O instrumento, dirigido a todos os centros urbanos do território nacional, destina-se à reabilitação integral de edifícios degradados localizados em áreas de reabilitação urbana definidas localmente pelos municípios.
Para o presidente da Associação de Construtores Proprietários de Setúbal, Álvaro Machado, este programa “poderá ajudar bastante os proprietários e contribuir para a revitalização dos centros urbanos, nomeadamente em Setúbal”.
A opinião é corroborada pelo presidente da Comissão Diretiva da Estrutura de Gestão do  IFRRU 2020 – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas, Abel Mascarenhas, para quem Setúbal deve “assumir um papel importante no desígnio de criar cidades com futuro”, que é o principal objetivo do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas 2020.
Na sessão pública organizada pela Câmara Municipal em parceria com a Associação de Construtores Proprietários de Setúbal, o responsável do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas 2020 apresentou os principais objetivos deste instrumento que classificou como “o maior programa de incentivo à reabilitação lançado em Portugal”.
O IFRRU 2020 surgiu para “dar resposta às dificuldades de proprietários e investidores” na procura de financiamento para reabilitação de edifícios degradados e faz “uma aposta clara na facilidade de utilização do programa pelos cidadãos”.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística apresentados por Abel Mascarenhas existem em Setúbal 2820 edifícios que carecem de reabilitação.
Abel Mascarenhas lançou o repto aos proprietários para aproveitarem esta oportunidade única de financiamento. “O momento de apresentarem as candidaturas é agora.”
O IFRRU 2020 está disponível a entidades singulares e coletivas, públicas ou privadas, que, antes de avançarem com a candidatura aos financiamentos junto dos bancos que integram o programa, devem apresentar um pedido de parecer de enquadramento à Câmara Municipal.
“Só serão apoiados projetos que o município considere que se enquadram na estratégia de desenvolvimento sustentável municipal, bem como os que tenham certificado energético”, ressalvou Abel Mascarenhas.
Todas as informações sobre o IFRRU2020 – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas podem ser consultadas no Portal da Habitação, nesta ligação.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

Comentários