Alcochete afirmou-se como “Vila Saúde”

Um fim de semana dedicado à temática da Saúde 

De 25 a 27 de Maio Alcochete foi “Vila Saúde”, registando um elevado número de visitantes e munícipes que tiveram a oportunidade de assistir e participar em numerosas ações e eventos ligados ao setor da saúde, desporto e ao bem-estar físico e psicossocial. A 6.ª edição da Feira da Saúde, promovida pela câmara  de Alcochete, em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde do Arco Ribeirinho, decorreu em vários espaços públicos da vila de Alcochete. Fernando Pinto, presidente da câmara de Alcochete, considerou que “a Feira da Saúde de Alcochete pretende no seu essencial desmistificar a individualidade da questão da saúde, que é um tema que apela à participação de todos e todas na construção de uma comunidade salutar”. Nos três dias da Feira da Saúde múltiplos foram os eventos, desde workshops de culinária, vamos às compras, danças sevilhanas, lanches e snacks saudáveis, showcooking, florais de Bach, a atuação de vários grupos musicais e escolas de dança, rastreios nutricional, de pressão arterial, glicémia e colesterol, várias palestras e atividades desportivas.
Várias atividades dedicadas à Saúde presentes na Vila Saúde 

Os presidentes da câmara e da assembleia municipal, a diretora-geral da Direção Geral da Saúde, o presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, os presidentes das juntas e das assembleias de freguesia do concelho, o diretor executivo e a presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES, os coordenadores das várias unidades de Saúde do concelho, os representantes do Conselho Local de Ação Social, os representantes das instituições militares e associativas e outros convidados marcaram presença na sessão de abertura da Feira.
No início do seu discurso, o presidente da câmara municipal recordou a personalidade de António Arnaut, “um nome maior na defesa da liberdade, da igualdade e da justiça social” e “pai” do Sistema Nacional de Saúde.
“Este evento, cujas estratégias assentam num modelo onde o centro de atuação é a saúde e não a doença, visa promover a literacia nesta área, facultando aos munícipes os conhecimentos necessários para gerir, de modo eficiente e sobretudo eficaz, o seu potencial de saúde”, acrescentou. “São mais de 50 as entidades parceiras deste projeto e aqui representadas na feira e estou convicto que todas elas vão abordar os temas identificados no Plano Local de Saúde, nomeadamente a cidadania em saúde, os afetos, a alimentação, o ambiente e o movimento”, sublinhou Fernando Pinto.
Também a diretora geral da Saúde lembrou António Arnaut ao afirmar que “que foi o responsável por termos aquilo que é o desígnio mais importante da humanidade neste momento: o acesso universal a cuidados de saúde”.
Graça Freitas fez um balanço da situação da saúde no país, lembrando que “até à década de 60/70 Portugal era um país pobre e pouco saudável, com a taxa de mortalidade infantil mais elevada da Europa Ocidental (…) com muita gente sem água potável, sem saneamento básico e sem acesso aos cuidados de saúde. “Em 1965 surge pela primeira vez um grande programa nacional de vacinação que foi seguido de outras intervenções na área da saúde materno-infantil”, disse, destacando que “em poucas décadas tornámo-nos dos melhores do mundo e a prova disso é que as mulheres portuguesas estão na 6.ª posição, com tendência a passar para a 3.ª posição das mulheres que vivem mais na União Europeia”.
“Temos muitos desafios ainda pela frente. Estamos no bom caminho mas esses desafios fazem-se ao nível local, com parcerias com todos os setores da sociedade (…) a saúde de uma população depende de muitas coisas, daquilo a que se chama os determinantes sociais, ambientais, comportamentais e outros”, afirmou a responsável, sublinhando que “as autarquias são fundamentais porque não há saúde sem um setor social equilibrado” e que a aposta deve ser feita ao nível da prevenção para que haja um aumento da esperança de vida.
“Queremos de facto que todas as pessoas vivam e sejam tratadas com equidade e dignidade e com estas duas premissas se aproximem do seu potencial de vida e de saúde. Temos que lutar por melhorar o bem-estar sobretudo dos mais vulneráveis”, acrescentou a diretora geral da Saúde.

Bombeiros de Alcochete garantem esclarecimentos à população 
A 6.ª Feira da Saúde contou com várias palestras, entre as quais a sessão de esclarecimento “O Verão está a chegar. Diversão e Prevenção” apresentada pelo presidente da câmara de Alcochete, Fernando Pinto, Lina Guarda, médica e coordenadora de saúde pública e Paulo Vieira, comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcochete.
Nesta sessão de esclarecimento foram abordadas por Lina Guarda as precauções a ter no período do verão no que respeita à alimentação e hidratação, à exposição solar, ao vestuário, ao consumo excessivo de álcool pelos jovens, o elevado número de acidentes de viação, muitas vezes relacionados com o álcool e as doenças transmitidas por vetores (agentes infeciosos como os mosquitos e as carraças).
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcochete apresentou a corporação “fundada em 1948” e apelou à inscrição de novos sócios tendo em conta que têm apenas dois mil sócios num concelho com 17.500 habitantes. Paulo Vieira disse que, no concelho, o tempo quente traz consigo incêndios rurais e de fenos e preocupações com a época balnear nas praias de Alcochete e do Samouco e com as festas populares.
Este responsável sublinhou a importância da limpeza das matas, quintais, arrecadações, abordou os vários tipos de incêndio e referiu a ação da corporação dos bombeiros durante as festas no concelho, referindo que a associação precisa de desfibrilhadores para quatro ambulâncias.
Nos três dias da Feira da Saúde múltiplos foram os eventos, desde workshops de culinária, vamos às compras, danças sevilhanas, lanches e snacks saudáveis, showcooking, florais de Bach, a atuação de vários grupos musicais e escolas de dança, rastreios nutricional, de pressão arterial, glicémia e colesterol, várias palestras e atividades desportivas, sendo de destacar o sucesso do elevado número de participantes nesta 6.ª edição da Feira da Saúde.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 

Comentários