Ação de voluntariado urbano no Barreiro na sexta-feira

“Dia B” espera cerca de oito mil participantes em acção de voluntariado urbano

O Dia B, do Barreiro, volta a atingir a marca dos oito mil voluntários. Entre os dias 25 e 26 de Maio são mais de uma centena as acções que vão encher ruas, escolas, instituições sociais e colectividades de todo o concelho, com a colaboração dos vários serviços da Câmara Municipal e Uniões/Juntas de Freguesia e com o apoio de várias empresas locais. Este ano vai nascer um pomar pedagógico, no Parque da Cidade, e o pomar comunitário do Bairro 25 de Abril será alvo de manutenção por crianças e graúdos, acção que espelha o encontro de gerações constante nesta iniciativa, que este ano tem como tema “Uma Cidade a Pulsar”. Mais uma vez, a Comunidade Educativa apoiou a ideia do “Dia B” e, no dia 25, milhares de crianças, junto dos professores, auxiliares, encarregados de educação e familiares, deixarão a mensagem de que “Juntos Podemos Fazer a Diferença”. 
Centenas prometem um Barreiro mais "bonito" no fim do mês 

Uma Cidade a Pulsar” é o tema da VII edição do Dia B, que se realiza a 25 e 26 de Maio, no concelho do Barreiro. "O Dia B – uma mega ação de voluntariado urbano – está, há muito, em preparação", disse Frederico Rosa, presidente da Câmara do Barreiro, durante a apresentação do evento. Tal como em anos anteriores, "será construído com a participação da comunidade, desde a entrega de propostas, passando pela formação de grupos de trabalho até à concretização dos projetos, prevendo-se a participação de milhares de pessoas – das mais variadas idades", explica o autarca.
O 'Dia B' será construído com a participação da comunidade, desde a entrega de propostas, passando pela formação de grupos de trabalho até à concretização dos projetos, prevendo-se a participação de milhares de pessoas, das mais variadas idades.
“O Dia B serve para aproximar as pessoas”, diz Frederico Rosa. “Independentemente das obras executadas, o Dia B sempre foi um momento de interação e convívio, de ajuda para o bem comum”. Frederico Rosa realçou “a emoção e o sentimento de pertença” que esta ação possibilita e que “queremos que se prolongue por todos os dias do ano”.
As comunidades educativas da Escola Quinta Nova da Telha e do Colégio Minerva juntam-se com a Associação NÓS e com a Casa dos Rapazes para plantar várias árvores de fruto com o compromisso de cuidar do pomar durante todo o ano. A eles juntam-se os Fuzileiros para reparações de alguns muros nas zonas circundantes.
Os alunos da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça dedicarão parte do seu tempo às crianças e jovens do Centro de Acolhimento “O Palhacinho” e o Instituto dos Ferroviários. Participarão, também, na pintura do Centro Social de Santo António e na preparação do mural que irá acontecer no Pateo Albers.
As Escolas Álvaro Velho, Augusto Cabrita e Santo António recebem murais artísticos de arte urbana, entre muitos outros projectos que vão decorrer nos seus pátios com o envolvimento de milhares de alunos.
O Agrupamento de Escolas de Santo André decidiu “abraçar” as árvores da Escola Telha Nova 1 com “explosão de lãs que prometem dar cor ao recreio”. A este projecto juntam-se utentes da Persona, associadas da Associação de Mulheres com Patologia Mamária, alunos, avós, pais e amigos. Aqui também se vão realizar pinturas de azulejos e murais.
As associações de pais aceitaram o desafio e, também eles, estarão presentes no Dia B com projectos próprios, exemplo disso vão ser as Associações de Pais das Escolas Básicas da Vila Chã, Santo António e Álvaro Velho.
A animar os alunos do 1º ciclo está a realização dos seus projectos, que se focam, essencialmente, na pintura de jogos tradicionais e murais, ou a criação de hortas pedagógicas.
O dia 25 será dedicado às escolas e zonas envolventes. No dia 26, o concelho ficará marcado com vários murais que prometem alargar o circuito de arte urbana, bem como com a revitalização das sedes do Movimento Associativo, a limpeza de praias, e outros locais, com o potencial de se tornarem novos espaços verdes.
Mónica Duarte, Coordenadora do Projeto, apresentou a nova imagem e o slogan do 'Dia B' para este ano. "Uma Cidade a Pulsar" é o slogan escolhido que reflete "o B como um projeto cada vez mais humano".
Mónica Duarte salienta a sinergia, que se pretende cada vez maior, entre empresas, escolas, IPSS, coletividades. "Mais do que tornar uma cidade bonita, o 'Dia B' torna-nos a nós mais bonitos", disse.
Desde 2012, que mais de 31.700 pessoas tornaram possível a realização de mais de 580 ações em escolas, coletividades, IPSS e vários espaços públicos de todo o concelho com o forte envolvimento das Uniões de Freguesias, empresas locais e nacionais.

Participantes no evento
JI nº 3 do Alto do Seixalinho, EB1/JI nº 5 do Barreiro, EB1 nº 8 do Barreiro/JI nº 1 Alto do Seixalinho, EB nº 9 do Barreiro + JI, EB 2/3 Quinta Nova da Telha, EB 2/3 Padre Abílio Mendes, EB1/JI Telha Nova 1, EB 2/3 Quinta da Lomba, Escola Secundária Augusto Cabrita, Escola Secundária Santo André, EB1/JI do Barreiro, JI Bairro 25 de Abril, EB1/JI nº 1 do Lavradio, EB1/JI nº 2 do Lavradio, EB1/JI dos Fidalguinhos, EB 2/3 Álvaro Velho, EB1 de Palhais, EB1 de Coina, Jardim de Infância da Fonte do Feto, Escola Básica da Penalva, Escola Básica Santo António da Charneca, Escola Básica da Cidade Sol, JI Cidade Sol, Escola Básica da Vila Chã e Escola Profissional Bento de Jesus Caraça são já os estabelecimentos de ensino inscritos.
Ainda nesse dia vão participar: Os Reguilas, a Voz do Operário, CAI, Persona, O Refúgio dos Fidalguinhos e o Jardim dos Príncipes.
Mas, se este primeiro dia é mais dedicado às escolas e zonas envolventes, no segundo, dia 26, as intervenções terão uma maior incidência no espaço público e espaços colectivos, nomeadamente através do movimento associativo local.

Comentários