Setúbal quer proibir carros nos acesso às praias da Arrábida

Autarquia quer evitar os congestionamentos provocados pelo estacionamento nas bermas

A Câmara de Setúbal quer proibir o trânsito entre a praia da Figueirinha e o Creiro na próxima época balnear, para evitar os congestionamentos provocados pelo estacionamento nas bermas da estrada, diz a autarquia setubalense. A medida, anunciada pela presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, ao jornal Setúbal Mais, ainda não foi aprovada pelo executivo camarário, de maioria absoluta CDU, mas a autarca setubalense já dá como certa a implementação das restrições ao tráfego automóvel a partir do próximo dia 1 Junho. 
Setúbal quer tirar carros das estradas da Arrábida no verão 

De acordo com a imprensa, os veraneantes só poderão deslocar-se de automóvel até à praia da Figueirinha, onde haverá apenas 200 lugares de estacionamento pago. O transporte de passageiros para as outras praias da Arrábida deverá ser assegurado por um vaivém, a partir do Centro Comercial Alegro e da estação da Rodoviária na avenida 5 de Outubro.
Segundo revelou a autarca setubalense, o plano prevê ainda a proibição do trânsito entre a zona do Edifício dos Pilotos e o Portinho da Arrábida, com exceção dos veículos de emergência, bem como dos veículos de moradores e comerciantes, e de motas, mediante um cartão de autorização de circulação emitido previamente pela Câmara de Setúbal.
“No início da época balnear o trânsito vai ficar interdito a partir da praia da Figueirinha e o Creiro e vai ser disponibilizado um vaivém para as pessoas usufruírem daquelas praias”, referiu a presidente ao jornal Setúbal Mais.
Caso queira utilizar o vaivém, a presidente sugere que deixe o carro no Centro Comercial Alegro de Setúbal, ou perto da gare rodoviária, na Avenida 5 de Outubro.
Esta decisão, diz Maria das Dores, tem como objetivo evitar a confusão que se gerou no ano passado, bem como o estacionamento caótico e abusivo que se repetia sucessivamente.
O único sítio para onde poderá levar o carro é para a praia da Figueirinha, mas não será permitido estacionar fora do parque do estacionamento, que terá 200 lugares, pagos. Se o fizer, sujeita-se a pagar uma multa.
Contactada pela agência Lusa, Maria das Dores Meira escusou-se a revelar mais pormenores sobre as restrições no acesso às praias da Arrábida, adiantando apenas que as medidas em causa serão em breve anunciadas, de forma mais detalhada, à comunicação social e aos setubalenses.
De ano para ano, as dificuldades no acesso às praias da Arrábida têm vindo a agravar-se, apesar dos sucessivos apelos aos automobilistas para não estacionarem de forma a impedir a circulação de outras viaturas e da fiscalização da GNR.
As multas aplicadas a centenas de automobilistas com viaturas mal-estacionadas nas bermas da única estrada de acesso às praias, muito estreita, que dificultam ou inviabilizam a passagem de outras viaturas, designadamente de veículos de emergência, não têm sido suficientemente dissuasoras para minimizar as dificuldades de acesso às praias da Arrábida durante os meses de verão.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários