Montijo inaugurou Laboratório de Aprendizagem no Esteval

“Este é o início de um projeto educativo de grande impacto"

O Laboratório de Aprendizagem do Montijo, uma das atividades do projeto municipal CRIA – Centro de Recursos para a Infância e Adolescência, entrou em funcionamento no dia 12 de Abril, no Centro Cívico do Esteval. Na inauguração, o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, afirmou a importância deste novo projeto: “O CRIA e este Laboratório abrem à comunidade educativa montijense novas possibilidades, permitindo novas ferramentas de promoção do sucesso educativo e do combate ao abandono escolar”. As atividades deste projeto convergem com o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Educativo e pretendem minimizar as assimetrias territoriais, socioeconómicas e culturais do município, assim como promover a igualdade de oportunidades aos alunos.
Esteval tem a sala de aula do futuro 

“Este é o início de um projeto educativo de grande impacto. Um investimento desta envergadura que contribui para métodos de ensino mais eficazes e de diferenciação pedagógica, constitui também um projeto motor do desenvolvimento e coesão da nossa terra”, salientou Nuno Canta.
O Laboratório de Aprendizagem do Montijo é um modelo holístico e inovador da sala de aula, que está à disposição das escolas dos vários níveis de ensino do município, mediante marcação prévia, para dinamização pelos docentes de aulas e outras iniciativas com os alunos.
Com recurso a meios tecnológicos inovadores e de qualidade, o Laboratório de Aprendizagem "oferece um ambiente educativo pedagogicamente aliciante, permitindo estabelecer a ponte entre o quotidiano dos alunos e as práticas educativas, com o objetivo de mobilizar conhecimentos e promover o desenvolvimento de competências essenciais à vida profissional e pessoal dos jovens", explica a Câmara do Montijo.
O espaço está organizado em cinco zonas, de acordo com o modelo da Future Classroom Lab da European Schoolnet, situada em Bruxelas: Zona Apresentar (zona de apresentação do problema inicial bem como do resultado obtido após o trabalho sobre o mesmo), Zona Investigar (zona onde será feita a investigação necessária para a resolução do problema proposto), Zona Criar (zona onde será possível criar uma apresentação dos resultados obtidos, nomeadamente recorrendo à edição de vídeo e a diverso equipamento multimédia), Zona Interagir (zona onde poderá ser feita investigação e criação do produto final a apresentar; poderão ainda ser feitos inquéritos de resposta automática, quer para a modalidade de brainstorming quer para responder a perguntas de opinião ou a pequenos inquéritos de avaliação da atividade) e Zona Desenvolver (zona onde os alunos podem fazer pesquisas e reuniões de grupo para discussão de estratégias de abordagem ao problema ou de comunicação dos resultados).
Após a inauguração, o Laboratório de Aprendizagem "ficará disponível para as escolas dos vários níveis de ensino do município, mediante marcação prévia, para dinamização de aulas e outras iniciativas com os alunos", explica a autarquia.
A câmara utilizará, ainda, o espaço para "promover semanas temáticas, podendo o mesmo ser igualmente aberto para dinamização de atividades com as famílias e a comunidade, em articulação com as Associações de Pais e Encarregados de Educação".
O Laboratório de Aprendizagem do Montijo é uma das sete atividades integradas no Projeto CRIA - Centro de Recursos para a Infância e Adolescência, que a Câmara do Montijo candidatou com sucesso ao POR Lisboa 2020.  O investimento total no CRIA é de 459 mil 742 euros, tendo obtido financiamento de 50 por cento (229 mil 871 euros) por parte da União Europeia.
O projeto CRIA está estruturado em sete atividades que convergem com o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Educativo e "pretendem minimizar as assimetrias territoriais, socioeconómicas e culturais do Município, assim como promover a igualdade de oportunidades aos alunos, através de ações de diagnóstico precoce e apoio multidisciplinar e de promoção do conhecimento científico, tecnológico e empreendedor, envolvendo as famílias na escola e contribuindo para práticas colaborativas e pedagogias diferenciadas e inovadoras", conclui a Câmara do Montijo.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo

Comentários