Junta de São Francisco foi pioneira na entrega do IRS

Secretário de Estado Assuntos Fiscais esteve no concelho de Alcochete 

Pioneira na entrega de IRS via eletrónica, a Junta de Freguesia de São Francisco recebeu na segunda-feira, 2 de Abril, a visita do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, para assinalar o início do prazo de entrega das declarações de IRS. O governante assistiu à submissão eletrónica da declaração de um contribuinte no edifício da Junta de Freguesia local, que foi pioneira na entrega eletrónica das declarações de IRS, no âmbito de um serviço de proximidade à população local. Num apuramento feito pelo Correio da Manhã, junto de fonte das Finanças, só até às 20 horas do primeiro dia deste mês, mais de 200 mil contribuintes já tinham entregue a declaração de rendimentos.A informação dá conta ainda que mais de 93 mil fizeram o IRS automático, isto é, aceitaram as contas feitas pelo Fisco, e acreditam que, se não existirem divergências, o reembolso possa chegar às suas contas bancárias o mais tardar no próximo dia 13 de Abril.

Ministro recebido na junta de freguesia de São Francisco 

“Fomos a primeira junta de freguesia a entregar as declarações de IRS da população em suporte informático há cerca de 20 anos”, disse o presidente da Junta de Freguesia, João Santos, que acrescentou: “Somos uma freguesia essencialmente rural, mas com a ponte Vasco da Gama o número de habitantes aumentou, temos uma população jovem, mas outra parte da população é composta por pessoas idosas e com poucas habilitações literárias, e é para essa parte da população que funcionamos como uma junta de freguesia de proximidade”.
O autarca aproveitou a visita do secretário de estado para enumerar os diferentes serviços prestados pela junta de freguesia, no que respeita ao funcionamento do posto dos CTT, no apoio ao envio das leituras dos consumos de eletricidade, às deslocações dos mais carenciados a consultas médicas, no apoio à população idosa e às crianças e ainda no funcionamento da Universidade Sénior.
A Junta de Freguesia de São Francisco vai assegurar até ao próximo dia 31 de Maio, data em que termina o prazo de entrega das declarações de IRS relativas ao ano de 2017, apoio na entrega on-line das declarações aos cidadãos recenseados naquela freguesia.
Os beneficiários deste serviço são os titulares de rendimentos categoria A (trabalho dependente) e titulares de rendimento categoria H (pensões).
Este é um serviço sujeito a marcação prévia, que funciona todos os dias entre as nove e as 12h30 e as 14 e as 17h30.

200 mil pessoas entregam declaração no primeiro dia de Abril 
Além da comemoração da Páscoa, este domingo marcou o primeiro dia de Abril, ou seja, inicio da data para entregar o IRS.
Num apuramento feito pelo Correio da Manhã, junto de fonte das Finanças, só até às 20 horas desse dia mais de 200 mil contribuintes já tinham entregue a declaração de rendimentos.
A informação dá conta ainda que mais de 93 mil fizeram o IRS automático, isto é, aceitaram as contas feitas pelo Fisco, e acreditam que, se não existirem divergências, o reembolso possa chegar às suas contas bancárias o mais tardar no próximo dia 13 de Abril.
O jornal sublinha que os primeiros contribuintes, que submeteram a declaração, terão os seus rendimentos e deduções passados 'a pente fino', visto que acontecem nos primeiros dias e a página da Autoridade Tributária quer assegurar de que análise é devidamente feito.
Normalmente, os primeiros sujeitos passivos a entregar o IRS são cidadãos que, recebem dinheiro e pretendem que tal aconteça o quanto antes. Por sua vez, as pessoas que pagam imposto deixam a realização do IRS para os últimos dias a entrega da respetiva declaração.
Recorde-se que este ano os contribuintes têm até ao final de Maio para entregar a declaração de IRS sobre os rendimentos que auferiram em 2017. Além disso, e pela primeira vez, a entrega pela Internet é obrigatória.

Agência de Notícias 
Foto: Câmara de Alcochete 

Comentários