Adoção em Alcochete com ajudas em clínicas

Autarquia incentiva à adoção de animais do canil municipal 

Os “amigos de quatro patas” que sejam adotados por via do centro municipal de recolha de canídeos, em Alcochete, podem beneficiar de descontos na clínica Vetalcochete. Esta é uma das medidas previstas no protocolo de colaboração entre a autarquia e a Vetalcochete, e que foi aprovado, por unanimidade, durante a reunião de câmara realizada no salão nobre dos Paços do Concelho. "A adoção de animais que residam no centro municipal de recolha de canídeos" é o principal objetivo da câmara de Alcochete que tem a competência para a recolha e captura de animais errantes por razões de saúde e segurança pública. 

Animais adotados no canil de Alcochete com desconto em clínicas

“Todos os municípios são obrigados a ter um plano de esterilização e castração dos animais com a tentativa de controlo da população de animais errantes. Não havendo, por parte do município condições logísticas, nem técnicas para executar este plano de esterilização há a necessidade de recorrer às clínicas do concelho”, começou por referir o vereador com o pelouro da Saúde Pública, Vasco Pinto, referindo ainda que esta é apenas a primeira parceria protocolada, visto que a autarquia tem já agendadas mais reuniões com as clínicas veterinárias existentes no concelho.
Esta colaboração vem assim auxiliar o município "na prestação de cuidados de saúde aos mais de 150 patudos que se encontram neste equipamento municipal à espera de uma nova residência, visto que no protocolo estão contemplados benefícios como a profilaxia cirúrgica reprodutiva (esterilizações) e a prestação de cuidados ao nível das cirurgias em episódios de urgência", diz a Câmara de Alcochete.
Sobre esta matéria, Vasco Pinto partilhou ainda que, recentemente, foram publicados dois decretos-lei, um a 22 de Março, que contempla um plano de apoio à esterilização por parte da Direcção-Geral de Veterinária e ao qual se podem submeter pedidos de comparticipação até 30 de Novembro, e outro publicado a 6 de Abril, que permite aos centros de recolha oficiais apresentar candidaturas, até ao próximo dia 30 de Abril, para requalificação ou instalação de novos canis.
A câmara municipal de Alcochete está "empenhada em promover ações de melhoria e sensibilização que tenham como finalidade o bem-estar e a adoção destes animais de companhia", concluiu Vasco Pinto.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete

Comentários