Dá um Gosto ao ADN

quarta-feira, 28 de março de 2018

Sesimbra elegeu Assembleia Municipal de Jovens

Jovens entram na política local com "empenho" de mudar 

Maria Cunha, da Escola Básica Integrada da Quinta do Conde, foi eleita a presidente da mesa da 15.ª edição da Assembleia Municipal de Jovens de Sesimbra. A votação teve lugar no Cineteatro Municipal, no dia 20 de Março, e juntou alunos dos cinco agrupamentos de escolas do concelho. Viviane Marcondes, da Escola Secundária de Sampaio, e Tomás Costa, da Escola Navegador Rodrigues Soromenho, foram os escolhidos para primeiro e segundo secretário. "Contem com o meu empenho, dedicação e seriedade em prol do nosso concelho". Foi com estas palavras que Maria Cunha, a nova presidente da Assembleia Municipal de Jovens, agradeceu o voto de confiança dos colegas e professores que a elegeram. Viviane e o Tomás garantiram também dar o seu melhor nas funções de secretários.
Sesimbra já elegeu presidente da Assembleia Municipal de Jovens 

"Parabéns a todos, desejo-vos um excelente trabalho e, no dia 28 de Abril, estaremos juntos para debater as propostas que vão ser apresentadas por cada grupo. Agradeço, aos alunos e professores pelo interesse e empenho neste projeto", disse Odete Graça, presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra e a grande mentora da Assembleia Municipal de Jovens.
"Deixo também uma palavra de apreço aos diretores dos agrupamentos pela disponibilidade para estarmos aqui hoje reunidos", disse a autarca.
Durante o dia, e antes da eleição da mesa, os jovens alunos envolvidos no projeto visitaram o Parque da Várzea, na Quinta do Conde, o Santuário do Cabo Espichel e o Museu do Mar. Depois do almoço, assistiram a uma sessão interativa, promovida pela Amarsul, sobre a importância da reciclagem, no Auditório Conde de Ferreira.
Pegando na temática da reciclagem Carla Ribeiro, da Amarsul, um dos parceiros da Assembleia Municipal de Jovens, lançou um desafio aos jovens e aos professores presentes. "A partir de hoje e até Maio estão convidados a recolher o máximo de resíduos, seja plástico, papel ou cartão, e tudo o que conseguirem. Por cada tonelada de resíduos irão receber um apoio para a vossa escola investir onde considerarem importante", realçou. "Património – sim, Lixo – não!", finalizou Carla Ribeiro.

Assembleia Municipal de Jovens a 28 de Abril 
Património, Cultura, Futuro - A Noss@ Identidade Cultural, no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, é a temática que serve de inspiração à 15.ª edição da Assembleia Municipal de Jovens, projeto de cidadania cuja a sessão decorre no dia 28 de Abril, às 15 horas, no Castelo de Sesimbra.
"Fomentar a participação das novas gerações, reforçar o espírito de cidadania, contribuir para a sua formação através do desenvolvimento da personalidade e do caráter, e proporcionar maior conhecimento sobre a realidade local e das instituições democráticas", são os principais objetivos da Assembleia Municipal de Jovens, dinamizada pela Assembleia Municipal de Sesimbra desde 2006.
De acordo com Odete Graça, a assembleia "possibilita aos alunos e professores uma melhor perceção da realidade da comunidade sesimbrense e permite a conceção e partilha de propostas, com o objetivo de os formar cidadãos ativos e participativos da comunidade local e na sociedade em geral".
A autarca salienta ainda "o sentido crítico dos mais jovens que tem vindo a evoluir ao longo dos anos com destaque para as propostas que apresentam de forma responsável e participada com o objetivo de reanimar o município de Sesimbra".
"Tem sido um privilégio para esta Assembleia Municipal cooperar com os jovens e professores dos Agrupamentos do município, reconhecendo que os objetivos a que nos propomos assumir, têm sido verdadeiramente alcançados", diz a presidente da Assembleia Municipal.
A partilha de conhecimentos que "estes jovens e professores têm vivenciado ao longo dos anos demonstram de forma muito positiva o quanto tem sido útil e adequada a sua integração neste projeto", conclui a autarca lembrando ainda o contato com os eleitos locais, quando integrados na ação do “Eleito por um dia” têm permitido aos jovens vivenciar a vida do Poder Local.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010