Sindicato diz que Amarsul pretende trabalhar ao sábado

Empresa deveria “contratar mais trabalhadores e adquirir mais meios”

A União de Sindicatos de Setúbal anunciou esta quinta-feira que a empresa Amarsul, responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos dos nove municípios da Península de Setúbal, pretende alterar os horários de trabalho, passando a ser de segunda a sábado, referindo que essa mudança vai “desregular a vida dos trabalhadores” da recolha seletiva. 
Trabalhadores da Amarsul podem ter de trabalhar ao sábado 

“A empresa Amarsul, ao efetuar a presente proposta, está unicamente a desregular a vida dos trabalhadores da recolha seletiva, pois não é pelo facto de alterar o horário destes trabalhadores que existe mais recolha, o que existe sim é penalização dos motoristas e auxiliares, pois trabalham ao sábado e gozam a folga a outro dia da semana”, refere a União de Sindicatos de Setúbal, afeta à CGTP-IN.
A Amarsul é responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos dos nove municípios da Península de Setúbal (Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal).
A União de Sindicatos defende que a empresa só pode ter uma recolha mais eficaz se “contratar mais trabalhadores e adquirir mais meios”.
“A presente alteração de horário, não é mais nem menos, que uma ofensiva conjunta de várias entidades patronais no distrito, visando destruir o descanso ao fim de semana com dois dias seguidos, ofensiva essa que o grupo Mota-Engil acionista maioritário da Amarsul também se associou”, salienta o comunicado.
No documento, acrescenta que é “urgente preservar o fim de semana” como descanso efetivo da maioria dos trabalhadores, considerando que “a exceção do trabalho ao fim de semana tem de ser mesmo uma exceção”.

Agência de Notícias com Lusa

Comentários