Sábados fazem subir produção da Fábrica de Palmela

O primeiro sábado de trabalho obrigatório na Autoeuropa 

Os trabalhadores da Autoeuropa cumpriram este fim de semana o primeiro sábado de trabalho obrigatório na fábrica de Palmela no âmbito do novo horário transitório imposto unilateralmente pela empresa, após a rejeição de dois pré-acordos negociados previamente com a Comissão de Trabalhadores. Além de não concordarem com o trabalho obrigatório ao sábado, os trabalhadores da Autoeuropa também consideram que a remuneração proposta é insuficiente face à alteração que esta mudança irá provocar na vida familiar. A Autoeuropa promete pagar os sábados ao valor normal de um dia de trabalho acrescido de 100 por cento. A este valor pago pelo trabalho ao sábado a empresa admite juntar ainda mais 25 por cento, caso sejam cumpridos os objetivos de produção trimestrais.
Trabalhadores começaram a trabalhar ao sábado na Autoeuropa 

Apesar das divergências em relação ao novo horário transitório, que vigora até ao mês de Julho, administração e Comissão de Trabalhadores continuam a negociar o novo acordo laboral, a que deverão seguir-se as negociações para o horário de trabalho que deverá vigorar a partir do próximo mês de Agosto.
O conflito laboral na Autoeuropa também não tem impedido a administração e a Comissão de Trabalhadores de afirmarem repetidamente que acreditam num final feliz do processo negocial, embora tudo indique que o acordo sobre os horários de trabalho não será fácil de alcançar.
A Autoeuropa deverá atingir este ano uma produção de 240 mil automóveis, a grande maioria do novo modelo T-Roc, veículo que o grupo alemão Volkswagen pretende construir apenas na fábrica de automóveis de Palmela.
Para dar resposta ao volume de produção do T-Roc, a Autoeuropa já contratou mais dois mil trabalhadores, que se juntam aos três mil que trabalhavam na fábrica da Volkswagen em Palmela, e procedeu a uma alteração significativa dos horários de trabalho, que têm agora 17 turnos semanais distribuídos pelos cinco dias úteis da semana e pelos sábados.A laboração ao sábado na Autoeuropa vai permitir aumentar em 10 por cento o número de T-Roc produzidos na fábrica da Volkswagen (VW) em Palmela. De acordo com os dados da empresa, até aqui eram montados em média 3202 T-Roc por semana, valor que sobe agora para 3522 veículos.

Negociações continuam 
A aceleração serve para a fábrica responder às encomendas do seu modelo mais recente, um veículo utilitário desportivo. Desde Agosto, e até à última quinta-feira, foram já produzidos 37 mil 595 T-Roc na Autoeuropa (só a partir do início de Novembro é que se atingiu a velocidade de cruzeiro), não sem muita contestação pelo meio: houve dois pré-acordos negociados entre a gestão e a Comissão de Trabalhadores que foram depois rejeitados pelos funcionários em plenário – o que levou à queda, no Verão, da Comissão de Trabalhadores então em funções –, a que se soma uma greve em Agosto e mais outra no horizonte.
A administração acabou mesmo, no dia 12 de Dezembro, por avançar de forma unilateral e comunicar aos trabalhadores que ia haver um novo horário de produção com 17 turnos semanais, dois dos quais ao sábado (das 7 às 15h30 e das 16 à meia-noite, que agora se efectivam).
Pelo caminho ficou a greve que estava prevista para acontecer a 2 e 3 de Fevereiro, já que, apesar de ter sido votada pelos trabalhadores nos plenários realizados a 21 de Dezembro, nenhum sindicato avançou com o pré-aviso de greve.
Esta quinta-feira, em novos plenários, a Comissão de Trabalhadores defendeu, segundo funcionários ouvidos pela Lusa, que não seria oportuno uma greve neste momento, sendo preferível manter o diálogo. Em processo de negociação estão questões ligadas ao caderno reivindicativo, como os aumentos salariais. A comissão quer um aumento de 6,5 por cento este ano, tendo a administração contraposto uma subida de três e dois por cento em 2019. Actualmente, a fábrica emprega cerca de 5700 funcionários.

Agência de Notícias 

Comentários