Parques da Biodiversidade e do Seixal vão avançar

Autarquia investe cerca de 600 mil em dois novos parques no concelho 

A Câmara do Seixal, aprovou, entre outros pontos, as empreitadas referentes ao Parque Metropolitano da Biodiversidade e ao Parque Urbano do Seixal. O Parque Metropolitano da Biodiversidade, na Verdizela, freguesia de Corroios, vai ser realizado, numa 1ª fase com um investimento de 198 mil euros e demorará 300 dias a ser concluindo. O Parque Urbano do Seixal, pela sua dimensão e localização, diz o presidente da autarquia, Joaquim Santos, assumirá um papel importante na estrutura verde e de recreio do concelho do Seixal estendendo-se por mais de quatro hectares e relacionando-se com o passeio ribeirinho. O contrato agora aprovado, para a adjudicação desta obra, terá como valor total 410 mil com prazo de execução de 270 dias. Para além dos novos parques foi também aprovada, durante a reunião de câmara uma tomada de posição sobre fundos comunitários.

Concelho do Seixal vai ter dois novos parques 

O Parque Metropolitano da Biodiversidade, na Verdizela, freguesia de Corroios, vai ser realizado, numa 1ª fase com um investimento de 198 mil euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, com prazo de execução de 300 dias. Joaquim Santos, presidente da autarquia, afirmou que este parque "deverá promover a educação ambiental e o contacto com a natureza, sendo uma oportunidade para potenciar e dar a conhecer os valores naturais do município, juntamente com as atividades desportivas e recreativas que o local proporciona de forma a fomentar um turismo de natureza informado, consciente e saudável".
O Parque Urbano do Seixal, pela sua dimensão e localização, assumirá um papel importante na estrutura verde e de recreio do concelho do Seixal estendendo-se por mais de quatro hectares e relacionando-se com o passeio ribeirinho. O contrato agora aprovado, para a adjudicação desta obra, terá como valor total 410 000 euros, com prazo de execução de 270 dias.
Para Joaquim Santos, "pela sua proximidade, o Parque Urbano do Seixal constituirá um espaço de grande relevância na melhoria da qualidade do ambiente urbano e da qualidade de vida da população e será um dos mais belos miradouros da Área Metropolitana de Lisboa, permitindo observar o Núcleo Urbano Antigo do Seixal e a cidade de Lisboa, com uma vista única sobre o Tejo".

Autarquia quer mais investimento público no concelho 
Para além dos novos parques foi também aprovada, durante a reunião de câmara uma tomada de posição sobre fundos comunitários.
Esta reivindica a reprogramação do Portugal 2020, designadamente com o reforço financeiro dos pactos e a sua realocação em áreas essenciais, bem como medidas de aceleração da execução, eliminação de obstáculos impostos no programa e o reforço muito significativo dos investimentos de base territorial.
A autarquia reitera a "necessidade de reforçar o investimento público fundamental para o concelho da responsabilidade do Poder Central, garantindo que não são novamente adiadas intervenções essenciais ao acesso a direitos das populações, como são os casos do Hospital no Seixal ou a construção de novos Lares Sociais", sublinha a moção.
O município reafirmou ainda "o seu compromisso na execução das suas competências, garantindo o desenvolvimento de projetos estratégicos e essenciais à população, pelo que devem ser considerados prioritários para o apoio no âmbito do novo o quadro comunitário".
Neste sentido, Joaquim Santos, presidente da Câmara do Seixal, reforçou que o município do Seixal "está preparado para o acolhimento dos grandes projetos estruturantes, contribuindo para o desenvolvimento económico, mas que é necessária a concretização de investimentos há muito previstos para o nosso concelho".

Agência de Notícias com Câmara do Seixal

Comentários