Novela da TVI promove concelho de Setúbal

“Jogo Duplo” vai “aproximar mais Setúbal dos portugueses 

A Câmara de Setúbal assinou esta quarta-feira um protocolo com a produtora Plural Entertainment Portugal, no âmbito da telenovela da TVI “Jogo Duplo”, em rodagem na cidade, produção que contribui para a consolidação da estratégia de promoção do concelho. O enredo da telenovela exibida diariamente em horário nobre pela TVI, com perto de um milhão de espetadores por noite, decorre principalmente na cidade de Setúbal [e também em Alcácer do Sal e Tróia], com a maior parte da ação em exteriores a ser filmada em vários pontos do centro histórico e da zona ribeirinha. As gravações também são feitas em vários equipamentos municipais, como foi o caso, do edifício dos Paços do Concelho, onde foram rodadas várias cenas da telenovela, antes da assinatura do protocolo entre a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, o diretor-geral da TVI, Luís Cunha Velho, e o administrador da Plural, Luís Cabral. Para Maria das Dores Meira, este acordo, com a isenção de taxas municipais na ordem dos 36 mil euros à Plural Entertainment durante as filmagens, vai dar muito a ganhar a Setúbal.
Telenovela da TVI ajuda a promover Setúbal em horário nobre 

“Estamos certos de que este valor será muitas vezes multiplicado na atração de visitantes, na geração de negócio e, acima de tudo, na transmissão daquela que é a verdadeira dimensão de Setúbal, ou seja, uma cidade moderna e de escala europeia”, sublinha Maria das Dores Meira.
No discurso realizado após a assinatura do protocolo, cerimónia que contou igualmente com a presença de um dos protagonistas da telenovela, o ator Diogo Infante, e do diretor de programas da TVI, José Eduardo Moniz, a autarca defendeu que existem em Setúbal “todas as condições necessárias para a criação de boa televisão”.
A enorme diversidade de paisagens e cenários, o que permite ter um ambiente urbano moderno e cosmopolita, espaços naturais e patrimoniais de grande qualidade e a reduzida distância dos principais centros de produção televisiva nacional são fatores que contribuem, no entender de Maria das Dores Meira, para colocar Setúbal no mapa das grandes produções televisivas e cinematográficas.
“Acreditamos que podemos vir a ter grandes produções internacionais na nossa cidade, o que será, também, resultado da nossa permanente disponibilidade para acolher criadores de televisão e cinema”.
Além da produção da TVI em rodagem em Setúbal, a autarca revelou que está a registar-se uma “intensa procura de produtoras de publicidade nacionais e internacionais, que buscam, precisamente, as fantásticas condições” existentes no concelho “a preços bastante convidativos”.

 Respeito "às tradições, costumes ou crenças da população do concelho" 
Também o diretor-geral da TVI, Luís Cunha Velho, acredita que “Jogo Duplo” vai “aproximar mais Setúbal dos portugueses e, através das imagens e das histórias transmitidas, abrirá o apetite para atrair visitantes à região, quer seja pelo bom peixe, pelas paisagens, pelo ambiente ou pelas praias”.
A transmissão desta telenovela em horário nobre, tal como já ficou demonstrado com “Mar Salgado”, exibida em 2015 na SIC, deve traduzir-se num “considerável retorno” para Setúbal em matéria de visitantes turísticos e de divulgação do nome da cidade.
Para regular a relação de cooperação entre a Câmara Municipal e a produtora televisiva tornou-se necessário, à semelhança do que já tinha acontecido para as gravações de “Mar Salgado” e da série da TVI “Inspetor Max Júnior”, estabelecer um protocolo que contém as responsabilidades de cada entidade.
No âmbito do acordo celebrado, a autarquia confere à Plural Entertainment Portugal a “isenção de todas as taxas e demais permissões necessárias às operações de gravação de exteriores em espaços públicos e equipamentos municipais, nas áreas do concelho de Setúbal onde a Câmara Municipal tem efetiva jurisdição territorial”.
O protocolo dita, por outro lado, à produtora de televisão o respeito “às tradições, costumes ou crenças da população do concelho de Setúbal, sem prejuízo da adequada caracterização sociológica para efeitos de ficção”.
A Plural compromete-se a evocar as povoações e lugares pelo respetivo topónimo, bem como a incluir “elementos que visem a promoção turística do concelho”.
A autarquia disponibiliza-se a acompanhar as gravações, de forma a garantir o respeito e a observância dos termos dispostos, e a assegurar “a agilização dos procedimentos para a utilização de locais de gravação”, como praças, parques e jardins públicos, fachadas e interiores de edifícios que sejam propriedade municipal, e fachadas de edifícios particulares, desde que previamente autorizado pelos proprietários.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

Comentários