Cidadania melhora praceta do Bairro do Liceu em Setúbal

Estacionamento e circulação automóvel melhoram na Praceta Manuel Nunes de Almeida

A Câmara de Setúbal e moradores reuniram-se no dia 15 para avaliar o início das obras de beneficiação da Praceta Manuel Nunes de Almeida, projeto que está a ser desenvolvido em harmonia com as necessidades transmitidas pela população local. A praceta em causa é um largo com uma área total de 12.525 metros quadrados, localizada na zona do Bairro do Liceu, e que, além de um conjunto de prédios de habitação, serve de acesso principal à Escola Secundária de Bocage, onde decorreu a reunião pública. O estacionamento e a circulação automóvel, principalmente nos períodos em que os encarregados de educação deixam ou vão buscar os alunos, são das principais questões que estão a ser revistas com a requalificação de praceta, servida apenas por um ponto de acesso para entrada e saída automóvel.
Câmara de Setúbal promete melhorar circulação na praceta 

“Esta é uma intervenção grande e afeta muita gente. Já começou e tem beneficiado dos contributos do grupo de trabalho constituído pelos moradores da praceta que se voluntariaram aquando da última reunião”, frisou a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, no início do encontro.
Esta é a terceira reunião, depois de uma primeira sessão a 29 de Novembro de 2016 para apresentação de uma proposta de requalificação da zona e de que resultou a constituição de um grupo de trabalho de acompanhamento que inclui moradores, e de outro encontro, a 15 de Fevereiro de 2017, do qual saíram do projeto graças aos contributos dos munícipes.
“Agora é preciso perceber se o que já foi feito foi bem feito e se encontram outras necessidades que ainda possam ser incluídas no projeto que está a decorrer”, sublinhou a autarca ao explicar o objetivo da reunião do dia 15 à noite com a população, que, mais uma vez, quase encheu o Auditório José Saramago da Escola Secundária de Bocage.
Além da presidente do município, o encontro contou com a participação dos vários técnicos municipais envolvidos no projeto de requalificação da praceta, bem como do presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, que também tem tido participação ativa nas intervenções realizadas.

Prateca com ciclovia urbana e parqueamento automóvel
O projeto de requalificação do largo processa-se em três fases. A primeira, já executada, contemplou a construção da ligação pedonal da praceta à zona dos campos de ténis contíguos, a criação de duas bolsas de estacionamento com 17 lugares, a beneficiação de zonas verdes, o reforço de iluminação pública e o revestimento de um muro da escola secundária.
A segunda etapa resulta de um projeto de maior envergadura a realizar na cidade, de requalificação da rede de saneamento e de abastecimento de água, com a ligação ao emissário dos Ciprestes.
Na praceta, estas obras devem decorrer durante dois meses e representam um investimento superior a 36 mil euros.
Para otimizar o impacte inevitável que estas obras representam para o quotidiano de quem usufrui da Praceta Manuel Nunes de Almeida, será executado, no seguimento desta segunda fase do projeto, um conjunto de intervenções pensadas no âmbito da beneficiação do largo.
Para ordenar e disciplinar a circulação automóvel, intensa em determinados períodos do dia, consoante os horários dos alunos da Escola Secundária de Bocage, a largura da faixa de rodagem será diminuída, medida acompanhada do reforço da sinalização vertical e da pintura de seis novas passadeiras.
A praceta vai receber um troço da ciclovia urbana e o parqueamento automóvel passa a contar, caso os planos atuais não sejam alvo de novas beneficiações sugeridas pelos moradores, com um total 181 lugares.
A terceira fase, com prazo de execução de dez meses após a conclusão da segunda e um investimento total superior a 473 mil euros, contempla a beneficiação de passeios e a criação de zonas de estadia, o reforço geral da arborização e a instalação de focos de iluminação pública mais eficaz e com melhor eficiência energética.
O projeto inclui, ainda, a "instalação de novo mobiliário urbano, nomeadamente de equipamentos desportivos, bancos e mesas, ecopontos e contentores de lixo enterrados, papeleiras, bolsas de estacionamento para bicicletas e pilaretes", conclui a Câmara de Setúbal

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários