Choco dá festival de sabores em Setúbal

Mais de 30 restaurantes participam na edição deste ano do Festival do Choco

Cerde 30 restaurantes de Setúbal participam na edição deste ano do Festival do Choco, um dos principais eventos gastronómicos da cidade. Começa a 24 de Fevereiro e só termina a 11 de Março. Prove o choco frito à setubalense, claro, mas também as outras versões que cada espaço quiser ter na ementa. O molusco típico pode ser assado, com ou sem tinta; ensopado em caldeirada; estufado; ou numa feijoada de ovas, entre outras formas. Alguns dos espaços aderentes são a Adega do Zé, Museu do Choco, Estuário do Sado, Casa do Mar, Cantinho dos Petiscos, Baluarte da Avenida, Kefish, Convés, Solar do Marquês II, Tasca das Marés ou o Poço das Fontainhas, entre tantos outros. Conheça todos no site da câmara municipal, que promove o festival em conjunto com a Docapesca.
Festival do Choco arranca este sábado em Setúbal 

O choco é rei nas ementas de mais de três dezenas de restaurantes de Setúbal, que participam, entre 24 de Fevereiro e 11 de Março, num festival gastronómico com diferentes formas de confecionar e saborear o molusco típico do Sado. Frito, no prato com batatas, igualmente fritas, e salada, ou no pão. Esta é a maneira mais comum, e também saborosa, de apresentar a iguaria que faz parte da tradição gastronómica setubalense, não apenas durante o Festival do Choco 2018, promovido pela Câmara de Setúbal e Docapesca, mas ao longo de todo o ano.
Também é possível prová-lo assado com ou sem tinta, ensopado, à antiga, em caldeirada, estufado, ao alhinho e de pitéu, além de feijoada de ovas. Opções não faltam e muitas são promovidas no âmbito do evento de gastronomia dinamizado com o apoio das empresas Lallemand e Makro.
O festival gastronómico inclui, na abertura, a 24 de Fevereiro, às 10 horas, uma aula de culinária com o chef José Serrano e, no encerramento, a 11 de Março, às 18 horas, uma degustação comentada pelo chef João Antunes. As atividades, ambas na Casa da Baía, são de participação gratuita mediante inscrição, respetivamente até aos dias 22 de Fevereiro e 8 de Março, pelo 265 545 010.
Participam no Festival do Choco a Adega do Zé, a Adega Leo do Petisco, o Baluarte da Avenida, o Bombordo, o Cais 56, o Cantinho dos Petiscos, o Capitão Cook, a Casa do Mar, a Casa Lagarto, o Copa D’Ouro, o Estuário do Sado, o Ferribote, o Mar Azul, o Museu do Choco, a Nova Taberna o Pescador, o Novo 10, o Kefish e o Convés.
Petisqueira o Manuel, Poço das Fontainhas, Rebarca, Restinguinha, Ribeirinha do Sado, Solar do Marquês II, Só Sónia, Taberna de Azeitão, Taberna Grande, Taberna Típica O Pescador II, Tasca da Avenida, Tasca da Fatinha, Tasca das Marés, Tasca do Xico da Cana, Ti Prudência e Verde e Branco também fazem parte do evento.
"O Festival do Choco 2018 integra um ciclo de eventos gastronómicos dinamizado pela Câmara Municipal com o objetivo de divulgar sabores e tradições da cozinha setubalense e, em simultâneo, estimular a restauração local e promover Setúbal enquanto destino turístico de excelência", explica a autarquia de Setúbal.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

Comentários