Alunos de Sesimbra vão ser eleitos por um dia

Privilegiar o relacionamento entre instituições públicas e jovens

Dar a conhecer aos mais novos as tarefas e funções de cada órgão autárquico, privilegiar o relacionamento entre instituições públicas e jovens e contribuir para a sua formação enquanto cidadãos são os principais objetivos da iniciativa Eleitos Por Um Dia, promovida pela Assembleia Municipal de Sesimbra. Além deste projeto, a autarquia de Sesimbra já prepara a 15.ª edição da Assembleia Municipal de Jovens, projeto de cidadania cuja a sessão decorre no dia 28 de Abril, no Castelo de Sesimbra. Este ano o tema será Património, Cultura, Futuro - A Noss@ Identidade Cultural.
Alunos de Sesimbra vão acompanhar vida autárquica por um dia 

O projeto inicia-se na quarta-feira, 21 de Fevereiro, dia em que os alunos na Escola Secundária de Sampaio vão perceber como é o dia-a-dia do presidente da Câmara de Sesimbra, Francisco Jesus. No mesmo dia, os alunos da Escola Básica Integrada da Boa Água acompanham a presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, Odete Graça.
Os estudantes da Escola Básica Integrada da Quinta do Conde acompanham no dia 22, quinta-feira, a presidente da Junta de Freguesia de Santiago, Laura Correia, e os da Escola Navegador Rodrigues Soromenho o presidente da Junta da Quinta do Conde, Vítor Antunes. No dia 23, é a vez da presidente da Junta de Freguesia do Castelo, Maria Manuel Gomes, mostrar aos jovens da Escola Michel Giacometti como funciona o órgão e quais as suas funções.

Assembleia Municipal de Jovens a 28 de Abril 
Património, Cultura, Futuro - A Noss@ Identidade Cultural, no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, é a temática que serve de inspiração à 15.ª edição da Assembleia Municipal de Jovens, projeto de cidadania cuja a sessão decorre no dia 28 de Abril, às 15 horas, no Castelo de Sesimbra.
"Fomentar a participação das novas gerações, reforçar o espírito de cidadania, contribuir para a sua formação através do desenvolvimento da personalidade e do caráter, e proporcionar maior conhecimento sobre a realidade local e das instituições democráticas", são os principais objetivos da Assembleia Municipal de Jovens, dinamizada pela Assembleia Municipal de Sesimbra desde 2006.
De acordo com Odete Graça, a assembleia "possibilita aos alunos e professores uma melhor perceção da realidade da comunidade sesimbrense e permite a conceção e partilha de propostas, com o objetivo de os formar cidadãos ativos e participativos da comunidade local e na sociedade em geral".
A autarca salienta ainda "o sentido crítico dos mais jovens que tem vindo a evoluir ao longo dos anos com destaque para as propostas que apresentam de forma responsável e participada com o objetivo de reanimar o município de Sesimbra".
"Tem sido um privilégio para esta Assembleia Municipal cooperar com os jovens e professores dos Agrupamentos do município, reconhecendo que os objetivos a que nos propomos assumir, têm sido verdadeiramente alcançados", diz a presidente da Assembleia Municipal.
A partilha de conhecimentos que "estes jovens e professores têm vivenciado ao longo dos anos demonstram de forma muito positiva o quanto tem sido útil e adequada a sua integração neste projeto", conclui a autarca lembrando ainda o contato com os eleitos locais, quando integrados na ação do “Eleito por um dia” têm permitido aos jovens vivenciar a vida do Poder Local.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra

Comentários