Alcochete comemora Dia dos Afetos na segunda-feira

Semana começa com “momento do abraço” nas escolas e na câmara municipal 

No próximo dia 19 de Fevereiro, a partir das 10 horas, Alcochete assinala o Dia dos Afetos com um conjunto de iniciativas que, este ano, para além de envolverem os alunos do Agrupamento de Escolas de Alcochete vão também envolver os funcionários da Autarquia. Neste dia, às 10 da manhã, como demonstração dos seus afetos, os alunos dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário vão protagonizar o “momento do abraço”, uma ação que este ano também se estende à câmara municipal, uma vez que, à mesma hora, os funcionários do Município são desafiados a partilhar um abraço com um colega. Às 10h30 é a vez dos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.
Dia dos Afetos acontece esta segunda-feira 

Depois destes momentos de afeto, a comunidade educativa vai alargar a reflexão sobre este tema com a construção do mural dos afetos em cada estabelecimento de ensino. “Afeto é…” será o mote que vai incentivar cada aluno, pessoal docente ou não docente a expressar o que representa para si esta palavra.
Nos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, e sob o pretexto de uma música, poema ou imagem, serão ainda dinamizadas conversas sobre afetos entre professores e alunos.
Durante o passado mês de Janeiro, os alunos e respetivas famílias começaram a trabalhar o tema dos afetos, que assume um aspeto central a desenvolver no âmbito da educação sexual, com a construção do Livro dos Afetos que estarão, neste dia, em exposição em cada estabelecimento de ensino. A partir do dia 1 de Março, os Livros vão ser apresentados ao público em geral numa exposição na biblioteca de Alcochete.
Numa lógica de parceria entre a câmara municipal, serviços de saúde e agrupamento de escolas, Alcochete comemora o Dia dos Afetos desde 2013 e, em 2016, foi intitulada de “Cidade dos Afetos”.
Este é um projeto que pretende dar visibilidade à importância da afetividade como motor de coesão social e tolerância, assim como à relevância das relações afetivas entre pessoas, locais, costumes e tradições.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 


Comentários