Praia do Ouro, em Sesimbra, acessível a todos os cidadãos

Praia do concelho conquista Prémio Praia + Acessível 2017

A Praia do Ouro, na Baía de Sesimbra, foi a primeira classificada no concurso Praia + Acessível 2017, que contou com 23 candidaturas de todo o país. A praia fluvial de Fraga da Pegada, no concelho de Macedo de Cavaleiros, recebeu o 2.º prémio, e a praia fluvial de Monsaraz, em Reguengos de Monsaraz, uma menção honrosa. Praia de Sesimbra possui uma rede de tiralôs, equipamentos que permitem o transporte de pessoas com mobilidade reduzida para a água, e um espaço de acolhimento e apoio, com sombra, reservado exclusivamente aos utentes que pretendem utilizar a cadeira anfíbia. Criado em 2004, o galardão Praia Acessível – Uma Praia para Todos! é atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente e o Turismo de Portugal. Este ano, foram classificadas como acessíveis 222 praias portuguesas, mais 13 do que no ano passado.
Praia do Ouro com acessibilidade para  todos  

O prémio, atribuído por unanimidade pelo júri nacional, constitui "o reconhecimento pelo empenho demonstrado pela Câmara Municipal na implementação e dinamização do Programa Praia Acessível – Praia para todos, que promove a igualdade de oportunidades e a acessibilidade nas águas balneares", explica a Câmara de Sesimbra à Agência de Notícias. 
"O melhoramento da área de conforto, a construção de uma nova passadeira de acesso a esta área, a existência de uma rede de cadeiras anfíbias (tiralôs) na praia, que envolve os concessionários, a criação de um corredor de acesso ao mar para as cadeiras anfíbias, o apoio personalizado ao utente e a divulgação", foram algumas medidas que contribuíram para a distinção da Praia do Ouro.
A praia, na vila de Sesimbra, voltou este ano a hastear a bandeira Praia Acessível – Uma Praia para Todos!, galardão atribuído às zonas balneares que asseguram condições de acessibilidade, segurança, conforto e autonomia às pessoas com mobilidade condicionada.
Estacionamento, rede de percursos pedonais acessíveis com ligação à zona de banhos de sol, e o mais próximo possível da água, às instalações sanitárias adaptadas e ao posto de primeiros socorros e nadador salvador são alguns dos trunfos da Praia do Ouro, que tem vindo a hastear a bandeira Praia Acessível desde 2006.
Em 2016, a Câmara de Sesimbra instalou nova sinalética a informar e a sensibilizar os frequentadores da praia para uma utilização mais responsável e conscienciosa dos equipamentos.
O Prémio Praia + Acessível 2017 é coordenado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação – Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra

Comentários